sábado, 9 de novembro de 2013

Portal da Saúde: conceitos e observações em fitoterapia

O que é Fitoterapia? 

É um método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes preparações, sem a utilização de substâncias ativas isoladas. 

O que é Planta Medicinal? 

Espécie vegetal cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2003). Chama-se planta fresca aquela coletada no momento de uso e planta seca a que foi precedida de secagem, equivalendo à droga vegetal. 

O que é droga vegetal? 

Planta medicinal ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias, responsáveis pela ação terapêutica, após processos de coleta, estabilização e/ou secagem, podendo ser íntegra, rasurada (cortada), triturada ou pulverizada. 

O que é remédio? 

É um cuidado utilizado para curar ou aliviar os sintomas das doenças, como um banho morno, uma bolsa de água quente, uma massagem, um medicamento, entre outras coisas. 

O que é remédio caseiro de origem vegetal? 

É a preparação caseira com plantas medicinais, de uso extemporâneo (para uso imediato), que não exija técnica especializada para manipulação e administração. 

O que é fitoterápico? 

Produto obtido de planta medicinal, ou de seus derivados, exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa. 


O que é medicamento fitoterápico?

É o obtido com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. A eficácia e segurança são validadas por meio de levantamentos etnofarmacológicos, de utilização, documentações tecnocientíficas ou evidências clínicas. São caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.

Como é preparado um fitoterápico? 

Os fitoterápicos podem ser produzidos a partir de: 

1) Planta fresca – Sucos e alcoolaturas 

2) Planta seca – Infusos, decoctos (cozimento), extratos, tinturas, óleos medicinais. 

Os fitoterápicos podem ter ainda várias formas farmacêuticas produzidas a partir de extratos, tinturas, óleos medicinais e alcoolaturas. 

Formas farmacêuticas - são as formas físicas de apresentação do fitoterápico. Podem ser classificadas em sólidas, líquidas e semi-sólidas. 

Formas farmacêuticas líquidas: Tinturas, xaropes, soluções, extratos fluidos. 

Formas farmacêuticas sólidas: Extratos secos, comprimidos, cápsulas. 

Formas farmacêuticas semi-sólidas: Extratos moles, pomadas, géis, cremes 

Qual a diferença entre fitoterápico industrializado e manipulado? 

O fitoterápico industrializado é fabricado em uma indústria farmacêutica e possui registro na Anvisa/Ministério da Saúde para ser comercializado. 

O fitoterápico manipulado é uma preparação magistral e/ou oficinal, sob orientação de um farmacêutico. 

Tanto o fitoterápico industrializado quanto o manipulado devem seguir as Boas Práticas de Fabricação/Manipulação (BPF/BPM). 

O que são preparações magistral e oficinal? 

Preparação magistral: é aquela preparada na farmácia, a partir de uma prescrição de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. 

Preparação oficinal: é aquela preparada na farmácia, cuja fórmula esteja inscrita no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA. 

O que são Boas Práticas de Fabricação/Manipulação (BPF/BPM)? 

Boas Práticas de Manipulação (BPM): conjunto de medidas para assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição. 

Boas Práticas de Produção/Fabricação (BPF): é a parte da Garantia da Qualidade para assegurar que os produtos são consistentemente produzidos e controlados com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido.

Plantas medicinais e fitoterápicos podem ser utilizados por mulheres grávidas ou amamentando? 

As mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem buscar orientação de profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta medicinal ou fitoterápico. Em alguns casos, existem estudos que podem garantir a segurança no uso, nestas situações. 

Crianças podem usar plantas medicinais e fitoterápicos? 

Antes de usar qualquer planta medicinal ou fitoterápico em crianças, deve-se buscar orientação de profissional de saúde. 

Crianças menores de dois anos não devem utilizar fitoterápicos, uma vez que não há estudos que possam garantir a segurança para esta faixa etária.

Por quanto tempo é possível utilizar uma planta medicinal ou um fitoterápico? 

Plantas medicinais e fitoterápicos não devem ser utilizados continuamente, a não ser por orientação de profissionais de saúde. 

As plantas medicinais e os fitoterápicos podem fazer mal à saúde? 

Como qualquer medicamento o mal uso de fitoterápicos e também de plantas medicinais pode ocasionar problemas de saúde. Determinadas plantas medicinais e fitoterápicos podem ser utilizados sem a orientação médica para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo. No entanto, caso os sintomas persistam por mais de sete dias, ou apareçam reações indesejadas, o uso deve ser interrompido e deve ser procurada orientação médica. 

Há problemas em usar outros medicamentos associados às plantas medicinais e fitoterápicos? 

No caso de utilizar medicamentos de uso contínuo, deve-se buscar orientação de um profissional de saúde. 

Existem plantas medicinais e fitoterápicos disponibilizados aos usuários do SUS? 

Sim. Algumas Unidades da Federação oferecem aos usuários do SUS os serviços da Fitoterapia, que fornecem plantas medicinais, fitoterápicos manipulados ou industrializados, especialmente a Mikania glomerata (guaco) e a Maytenus ilicifolia (espinheira-santa) em diversas apresentações.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário