quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Programa de Oncobiologia da UFRJ lança jogos virtuais para crianças internadas

Missão Saúde é o nome da série de videogames que aborda questões relacionadas a higiene pessoal, coleta seletiva, saúde e alimentação saudável

13/11/2013

Agência FAPESP – O Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou, no site do museu virtual do câncer Acubens, uma série de jogos virtuais direcionados a crianças internadas.

Batizada de Missão Saúde, a série conta com seis games, que tratam de assuntos como higiene pessoal, coleta seletiva, saúde e alimentação saudável. São eles: “Uma mão lava a outra”, “Por dentro”, “Cura Cura”, “Prato Cheio”, “7 Erros” e “Lixo no lixo”.

A ideia de desenvolver os jogos educativos para crianças de 5 a 10 anos surgiu após estágio da aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFRJ Carolina Vilella no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dedicada à atenção da saúde materno-infantil e do adolescente.

Durante o estágio, Carolina observou as dificuldades de crianças e adolescentes internados. “É um momento em que eles passam por mudanças na aparência e no seu dia a dia, além de terem que enfrentar o medo de um futuro completamente desconhecido. Estar internado significa abrir mão da escola, da convivência com os amigos e familiares, das brincadeiras, de casa e de todas as atividades do dia a dia”, afirmou a graduanda.

Com o objetivo de divertir e levar conhecimento às crianças, os jogos foram desenvolvidos e depois testados com crianças do IFF.

O acesso aos videogames pode ser feito pelo site http://www.acubens.com.br/index.asp

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário