domingo, 1 de dezembro de 2013

Acupuntura Modula as Áreas Cerebrais que Controlam o Sistema Nervoso Autônomo


Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2013;2013:267959.

Em maio de 2013, cientistas chineses revisaram diversas pesquisas dos últimos anos sobre o efeito da acupuntura no sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo é fundamental para a manutenção de nossa saúde, uma vez que é o responsável direto pelo controle de nossos órgãos e diferentes sistemas, além de gerenciar as respostas do nosso organismo a estímulos diversos, como o estresse, as mudanças de temperatura e outros desafios. De forma resumida, pode-se dizer que o funcionamento equilibrado do sistema nervoso autônomo garante a homeostasia/equilíbrio de nosso organismo.

A acupuntura, do ponto de vista tradicional oriental, é uma ferramenta que possibilita a harmonização do Yin e Yang do corpo. Em uma leitura atual desse fenômeno, sugere-se que a acupuntura normalize o funcionamento do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático, promovendo uma série de benefícios à nossa saúde. Esses benefícios já são conhecidos há milhares de anos pelos profissionais e seus pacientes, e estão cada vez mais sendo documentados e compreendidos pela pesquisa científica. Dentre as áreas cerebrais comprovadamente estimuladas pela acupuntura, encontram-se estruturas importantes que de fato coordenam o funcionamento do sistema nervoso autônomo, como o hipotálamo e o córtex pré-frontal, entre outras. 

Nas diferentes áreas cerebrais, sugere-se a atuação de diversos neurotransmissores, opióides e aminoácidos liberados pelo estímulo da acupuntura em pontos específicos do corpo, dentre os quais se citam frequentemente o ST36 (localizado no joelho) e o P6 (pulso). Esse efeito é amplificado ou, em alguns pontos de acupuntura, obtido apenas através da estimulação por eletroacupuntura, procedimento no qual o ponto de acupuntura recebe uma corrente elétrica de baixa intensidade e com configurações específicas programadas pelo profissional. 

Ainda existem muitas lacunas na compreensão desse fenômeno, e o futuro demanda um esforço voltado ao maior esclarecimento desse equilíbrio promovido pela acupuntura. A medicina oriental, no entanto, possui sua teoria própria de compreensão desses mecanismos, conhecimento esse milenar que até hoje continua a ser ensinado e praticado pelos profissionais que atuam com acupuntura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário