sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Segundo pesquisa, em Araguaína 63 espécies de plantas são usadas para fins medicinais; erva-cidreira é a mais conhecida

Por: Araguaína Notícias 


Foto: Divulgação 
Erva cidreira é a mais conhecida e mais usada pelos araguainenses.

Ramila Macedo/Fernando Almeida

“Sempre que fico ansiosa ou com insônia, faço um chá. Acalma. Sem falar que é uma delícia,” relata a estudante de Letras Mara de Paula sua experiência aprendida com a mãe e a sogra, sobre uso da erva cidreira para fins medicinais. Assim como ela, muitos araguainenses usam ervas de 63 espécies para tratar problemas básicos de saúde. Esse assunto foi tema de um estudo realizado pelo curso de Biologia da UFT de Araguaína que catalogou as plantas medicinais mais usadas na cidade a fim de caracterizar a medicina popular da região.

A pesquisa intitulada “Plantas medicinais utilizadas pela população de Araguaína - TO”, desenvolvida pela acadêmica Rosely das Chagas Silva sob orientação da Profa. Dra. Claudia Scareli dos Santos do curso de Biologia da Universidade Federal do Tocantins-Araguaína (2012), catalogou 63 plantas usadas para fins terapêuticos pelo araguainense. De acordo com o estudo, o conhecimento sobre plantas medicinais, passado de geração em geração, vem sendo utilizado com maior frequência na medicina tradicional. Uma vez que as pessoas aprovam a eficácia de determinada erva para tratar enfermidades básicas de saúde.

Uso das mais populares
Segundo a pesquisa, as plantas mais conhecidas pelos araguainenses foram: a erva-cidreira (28, 84%), seguida da hortelã (17,70%), o capim-santo (16,92%) e a malva-do-reino (11,15%). Já para fins terapêuticos, as três mais usadas foram: erva cidreira, para o tratamento de febre, cefaleias, gripe, diarreia, calmante e para amenizar cólicas em bebês; em segundo o capim-santo para tratar cefaleia, gripe e como calmante; e em terceiro a malva-do-reino para o tratamento de gripes, inflamações, no controle de tosse e como antiespasmódicas.

O preparo

Quanto às formas de preparo, 71,43% dos entrevistados fazem o chá; 8,93% o suco, 5,36% na forma de garrafada. Também foram citados o xarope e emplasto com 3,57% cada. Porém, a pesquisa ressalta que as substâncias de algumas plantas ainda permanecem desconhecidas, sendo necessário um estudo aprofundado na área.

Pesquisa

A metodologia usada para a coleta de dados foi a pesquisa campo, em que foram entrevistadas 300 pessoas de 10 bairros da cidade − Cimba, Araguaína Sul, Setor Brasil, Neblina, Bairro São João, Tiúba, Patrocínio, Tecnorte, Noroeste e Eldorado, escolhidos aleatoriamente. 

Data: 18.12.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário