sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Biblioteca Central cria Repositório Institucional da UEL

Com o objetivo de ampliar o acesso e a visibilidade da produção científica da UEL, a equipe da Biblioteca Central criou o Repositório Institucional da UEL (RI-UEL), que foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em novembro. Serão disponibilizados no RI-UEL os documentos digitais da produção técnica, científica, cultural e artística da comunidade universitária da Instituição.

Além de importante ferramenta de gestão do conhecimento científico, o RI-UEL visa contribuir com a elaboração de indicadores de produção científica e tecnológica institucionais. Só serão publicados documentos digitais que são resultados da conclusão de cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado, e projetos de pesquisa, ensino e extensão, publicados em veículos de comunicação científica que passaram por revisão de pares ou banca de especialistas.

Segundo a diretora da Biblioteca Central, professora Maria Elisabete Catarino, o repositório, que deve estar disponível no primeiro semestre de 2014, vai abrigar os resultados de toda a produção científica da comunidade universitária, incluindo docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, e servidores técnicos que participam de projetos de pesquisa, ensino ou extensão. “Serão agrupados em um único local a produção científica da Universidade”, diz. Ela salienta que a implantação do repositório será por meio do software livre DSpace, criado pelo Instituto de Tecnologia (MIT) e a empresa americana Hewlett-Packard (HP).

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) foi o responsável pela adoção do repositório em instituições brasileiras. A chefe da Divisão de Biblioteca Digital da BC, Laudicena de Fátima Ribeiro, explica que o sistema funciona por meio do auto-arquivamento. “O próprio pesquisador vai enviar a produção científica para alimentar o repositório”, afirma. No entanto, Laudicena ressalta que a pesquisa será publicada apenas com autorização do autor. A BC será responsável pela implantação, desenvolvimento e manutenção do Repositório Institucional.

O RI-UEL ainda vai contar com um Comitê Consultivo composto por representantes do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), e um docente de cada Centro de Estudos. Hoje, no Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui o terceiro maior repositório do Brasil. Já o repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) está entre os três mais pesquisados do mundo. 


Data: 12.12.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário