domingo, 22 de dezembro de 2013

Iguatemi, Mato Grosso do Sul: Assentamento Colorado pode produzir plantas medicinais

ANAILTON BATISTA

Recentemente os assentamentos da Gleba colorado, município de Iguatemi, receberam uma equipe coordenada pelo consultor do Sebrae, Marcos Collet, que esteve no assentamento com a farmacêutica Jakeline Giaretta.

A equipe técnica da Coordenação Municipal de Desenvolvimento Agrário e a nutricionista responsável pela elaboração do cardápio da alimentação escolar do município - Carol Passos, discutiram e traçaram juntos, novas estratégias na execução de programas e projetos que contemplam os produtores assentados do Projeto de Assentamento Colorado.

Na ocasião o coordenador municipal da Agraer - Emerson Moreira Batista e a Farmacêutica Jakeline Giaretta, elaboradores do Projeto do Arranjo Produtivo Local de plantas medicinais, realizaram uma síntese de como se darão os trabalhos na fase de execução do projeto da associação de mulheres do P.A Colorado, que figuram como parte responsável pela produção da matéria prima a ser beneficiada.

É essencial que todo trabalho técnico desenvolvido pela equipe de extensionistas rurais seja feito para o produtor e junto ao produtor, respeitando seus anseios e atendendo suas reais necessidades rumo ao fortalecimento da Agricultura familiar.

A Parceria com o Sebrae, além de levar aos produtores novas tecnologias, capacitações e desenvolvimento agropecuário, tem ainda como escopo auxiliar na logística dos produtos oriundos das atividades acompanhadas durante o projeto.

Para que isso ocorra de forma efetiva é essencial a participação de alguns colaboradores e nesse intuito a Secretaria de Educação Municipal tem executado á alguns anos o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que traz como premissa a compra direta de gêneros alimentícios da Agricultura familiar.

Para o ano de 2014 a nutricionista Carol quer buscar junto aos produtores adequar a demanda das escolas e creches municipais à produção gerada pelos produtores que tem interesse em contratar e fornecer seus produtos ao PNAE. Os agricultores tiveram a oportunidade de sanarem as dúvidas e questionamentos que ainda existiam sobre o programa.

Fonte: Sulnews
PUBLICOU: Edílson Oliveira
E-Mail: editor@sulnews.com.br

Data: 22.11.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário