sábado, 28 de dezembro de 2013

Mudanças climáticas: NatGeo faz mapa interativo

By Rafael Alves | 25 de novembro de 2013

O tópico das mudanças climáticas foi destaque semana passada na National Geographic (NatGeo). Seguindo o evento ocorrido em Varsóvia de 11 a 23 deste mês, a Conferência Mundial sobre Mudança Climática 2013, foi produzido um dataviz baseado nas emissões de dióxido de carbonos pelos países de todo o mundo. Através de um mapa mundi, pode-se visualizar os números das emissões desses gases sob quatro diferentes pontos de vista: as emissões atuais, as emissões per capita, a intensidade das emissões e as emissões acumuladas desde a Revolução Industrial (1850).
Foram escolhidos quatorze países para terem seus números exibidos, que, apesar de representarem menos de dez porcento do número de países no mundo, são responsáveis por 80% das emissões de gás carbono no planeta. Trazendo dados históricos, é possível perceber não apenas os números das emissões que ocorrem em cada um desses países, quanto o rápido aumento ocorrido nas últimas décadas por parte dos países em desenvolvimento, como a China e a Índia. Os dois países tiveram um aumento de 40% e 25%, respectivamente, desde a última versão do mapa da NatGeo em 2005.
Os criadores do dataviz, Stephen Rountree e Adam Marr, utilizaram dados do Instituto World Resources CAIT 2.0, com dados até 2010.

Nest link, há um artigo de Mariane Lavelle sobre o mapa interativo criado. A NatGeo publicou também um quiz sobre o tópico: O que você não sabe sobre a ciência das mudanças climáticas.

Neste link, é possível ver outros trabalhos do infografista Stephen Rountree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário