terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Parceria Horto Abreu Matos/MSMC: plantas medicinais para elixir


O coordenador de comunicação e mobilização de recursos do MSMC, Elizeu de Sousa, participou de encontro sobre gestão de projeto voltado para o cultivo de plantas medicinais e a produção de fitoterápicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Mary Anne Medeiros Bandeira

A expectativa do MSMC, em parceria com Horto Professor Abreu Matos da UFC, é contribuir com a produção de “massa verde”, através de hortas comunitárias na região do Grande Bom Jardim (Fortaleza), bairro Horto (Maracanaú) e distrito de Monguba (Pacatuba), para a elaboração de fitoterápicos, como o elixir de erva-cidreira.

Membros do Comitê Estadual de Fitoterapia e parceiros do projeto que vai estruturar e fortalecer “arranjos produtivos locais para produção de plantas medicinais e fitoterápicos para o SUS”, participaram do encontro, na tarde de ontem, no Horto de Plantas Medicinais Abreu Matos, da UFC, no Pici, Fortaleza. A reunião tratou da gestão de projetos, com palestra de Vera Silvieri, pós-graduada em Marketing e Finanças, professora da USP e da Fundação Getúlio Vargas.

Vera apresentou uma série de questionamentos e aspectos a serem seguidos para o êxito do projeto. Destacou que cada participante precisa ter clareza do “escopo” do projeto: o que deve ser feito; quais os prazos e custos previstos. E ainda, que os realizadores devem ser escolhidos de acordo com suas competências e interesse pelos resultados do projeto.

O encontro foi articulado pela coordenadora do Comitê Estadual de Fitoterapia, a professora Mary Anne Medeiros Bandeira, farmacêutica e supervisora do Núcleo de Fitoterápicos da Secretaria de Saúde do Ceará. Mary Anne e equipe obtiveram a aprovação de um projeto que vai subsidiar e acompanhar polos e arranjos produtivos locais para a produção de plantas medicinais em várias localidades do Ceará. Trata-se de um projeto quase 1 milhão de reais, com cerca de R$788 mil a serem investidos em custeio e o restante, em equipamentos.

Entre os diferenciais da ação está a preservação da aroeira do sertão, ameaçada pelo extrativismo predatório, o que, segunda Mary Anne, ganhou pontuação extra na apreciação do projeto pelo Ministério da Saúde.

Entre os participantes estava a doutra Mirian Parente Monteiro, coordenadora do Centro de Informações sobre Medicamentos, da UFC. Mirian acompanha estudos sobre a produção de fitoterápicos, como elixires realizados a partir de plantas medicinais.

Redação: Elizeu de Sousa

Data: 20.12.2013
Link:
http://www.msmcbj.org.br/sn/noticias/parceria-horto-abreu-matosmsmc-plantas-medicinais-para-elixir

Nenhum comentário:

Postar um comentário