terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Pato Bragado, Paraná: Município promove mais um passo no projeto de plantas medicinais

 
O projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de Plantas Medicinais de Pato Bragado ganhou mais um reforço na manhã de hoje (23), com o repasse de materiais e insumos para as famílias de agricultores Tercilia Medim, Valmir Anderle, Albino Sulzbacher e Marino Tolfo, todos produtores rurais familiares. O objetivo deste projeto é incluir o uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos na saúde pública. O projeto tem o financiamento do Ministério da Saúde, o apoio da Itaipu Binacional e Sustentec e é coordenado pela Prefeitura Municipal de Pato Bragado, através da Secretaria da Saúde.

Os materiais e insumos fazem parte da etapa de cultivo piloto de plantas medicinais. Os agricultores selecionados poderão produzir numa área de 50 m² plantas medicinais que foram selecionadas de acordo com as características de cada propriedade. As espécies medicinais a serem cultivadas em escala experimental serão guaco, maracujá, espinheira santa e capim limão, nos termos do programa de Implantação das Atividades de Cultivo de Plantas Medicinais.

A cerimônia de entrega dos materiais e insumos contou com a presença do prefeito Arnildo Rieger, vice Leomar Rohden (Mano) vereadores e secretários, como também os técnicos do projeto e produtores rurais selecionados. Na oportunidade o presidente da Sustentec, professor Euclides Lara Cardozo Júnior ressaltou a importância do projeto para a região oeste do Paraná. Mencionou que três objetivos do projeto estão em andamento, o cultivo experimental, a autorização da Unidade de Produção de Extratos na Anvisa para produzir extratos medicinais e a avaliação dos resultados clínicos da utilização dos medicamentos fitoterápicos nas patologias da saúde mental, hipertensão e diabetes.

Data: 23.12.2013
Link:
http://portalrondon.com.br/26854

Nenhum comentário:

Postar um comentário