sábado, 14 de dezembro de 2013

Santa Bárbara d’Oeste: Projeto "Naturalmente Saudável" é premiado em Brasília

Publicado em 08.12.2013

O Projeto “Naturalmente Saudável: plantas medicinais, compartilhando uso e saberes”, apresentado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, foi contemplado na última quarta feira com o 8º Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, iniciativa desenvolvida pela Caixa Econômica Federal. A ação barbarense, executada no Horto Medicinal do bairro Cruzeiro do Sul e no Viveiro Municipal, foi a única premiada do estado de São Paulo entre as 20 iniciativas premiadas, de um total de 35 projetos finalistas, em cerimônia realizada em Brasília.


O objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade aos projetos desenvolvidos com apoio técnico e/ou financeiro da Caixa, que tenham se destacado por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável de assentamentos humanos de todo o País. As organizações e entidades premiadas receberam troféus, certificados e a divulgação de suas iniciativas no catálogo da Caixa, além de participarem de filmes e exposições. Os 20 projetos vencedores serão inscritos no Prêmio Internacional de Dubai e em outros prêmios de repercussão nacional e internacional.

Coordenado pela médica sanitarista Nair S. N. Guimarães, com o apoio de servidores da Prefeitura, o projeto desenvolvido no município dispõe do cultivo de sementes de plantas medicinais, capacitando produtores e formando um grupo de estudos sobre a fitoterapia. A prática foi incluída no projeto sócio ambiental do PAC por apresentar cuidados ambientais com uso de vegetação para compostagem, produção orgânica, preservação das espécies e renda. “Atualmente temos 110 espécies de plantas medicinais para uso na forma de farmácia verde, e também a produção de plantas secas para uso em tinturas, confecção de óleos artesanais, sabonetes, xampu e pães integrais”, disse. “Agora estão em andamento a produção de folhetos sobre plantas medicinais e do “Guia de 100 plantas”, além da formação da associação de produtores orgânicos e produtos artesanais, que fortalecerá a geração de renda”, concluiu a profissional.


Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário