quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Veja cuidados que as grávidas devem ter nas comemorações

24 Dezembro 2013
Com o verão e as festividades de final de ano, shoppings lotados, viagens e muita agitação, a gestante costuma sair um pouco de sua rotina. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para manter uma dieta balanceada e evitar estresses durante este período. Para curtir as comemorações sem grandes transtornos, algumas dicas saudáveis são importantes para a futura mamãe. Sem exageros, a gestante pode fazer tudo, ou melhor, quase tudo.

Confira abaixo algumas dicas da nutricionista do Hospital Fêmina (RS), Betina Soldateli, para celebrar o natal e fim de ano da melhor maneira possível, sem prejudicar a própria saúde e a do bebê.

Alimentação durante as festas de final de ano - Todos os excessos alimentares devem ser evitados. Se a mulher não tem contraindicação, como diabetes ou pressão alta, por exemplo, pode comer de tudo, mas com moderação. É importante comer de três em três horas para evitar indigestão e mal estar. Como a ceia é um pouco mais tarde, o ideal é comer algo leve, como uma fruta, nesse intervalo.

Prefira saladas e evite as comidas condimentadas e cruas - É importante evitar as comidas condimentadas por serem ricas em sódio e sal. Aposte nas saladas e frutas. Evite também a maionese de batata, fios de ovos e outros alimentos gordurosos e crus, pois eles podem ter risco de salmonela. A grávida pode experimentar um pouquinho de tudo e evitar o clichê de que está comendo por dois.

Carnes e sobremesas fazem parte da lista dos liberados, mas com cautela - A digestão na gravidez já é mais lenta e dificultada por conta do metabolismo alterado e as mudanças hormonais. Doces estão liberados mas as frutas e alimentos ricos em açúcar natural podem ser a melhor opção. Cuidado com as frutas cristalizadas, que têm muito açúcar e podem contribuir para o aumento de peso e acúmulo de gordura.

Bebidas alcoólicas? Nem pensar! - Ainda não existe uma dose de álcool segura que possa ser ingerida durante a gravidez. Por isso, a gestante não deve arriscar. O álcool atravessa a barreira placentária e chega até o bebe, prejudicando mais o feto do que a mãe. Hoje já temos os espumantes e outras bebidas na versão não alcoólicas. Também é possível optar pelos sucos e até refrigerante, mas sem exageros.

A hidratação é fundamental, ainda mais durante a estação mais quente do ano - A gestante precisa beber, no mínimo, de dois a três litros de água por dia. O ideal é sempre andar com uma garrafinha. Se a mulher for à praia, fizer exercícios e ficar exposta ao sol, deve ingerir ainda mais líquido. O calor provoca queda da pressão, causa náuseas e enjoos.

Evite ir às compras em locais muito cheios e se alimente bem antes de sair de casa - Um café da manhã reforçado e a garrafinha de água na bolsa não podem ser esquecidos. Também é recomendado que a grávida não saia sozinha. É importante também optar pelos períodos com menos movimento, pela manhã e durante a semana, por exemplo. Quando chegar em casa, o descanso é imprescindível.

A gestante só pode viajar com a liberação do seu médico - Na maioria das vezes, as gestantes não podem andar de avião e até as empresas aéreas exigem comprovação e liberação médica para liberar o embarque. Também é importante saber se o seu obstetra vai viajar e ter sempre todos os contatos para eventual emergência.

Aproveite sem culpa as festas de final de ano - Não existe restrição para os horários em que a gestante deve dormir ou até que horas pode ficar acordada, mas é recomendado que ela tenha horas pontuais de repouso e se alimente de três em três horas. O importante é se divertir e evitar estresses. No pós-festa, descanse bem e procure se hidratar mais.

Fonte: Érica Santos / Comunicação Interna / Agência Saúde

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário