sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Anonáceas


Você já ouviu falar de atemoia, pinha, graviola, cherimoia, fruta-do-conde, condessa, biribá, marolo, araticum, bruto? Sabe o que elas tem em comum? Todas pertencem à família das Anonáceas.

Algumas são plantadas comercialmente como é o caso das atemoias, cherimoias, pinhas e graviolas. Outras são encontradas somente nos quintais de algumas casas ou chácaras como é o caso da biribá e outras ainda são somente encontradas em feiras-livres ou sendo vendidas em beira de rodovias e geralmente são oriundas de coletas no Cerrado como é o caso do Marolo ou Bruto. Infelizmente, com o desmatamento do Cerrado, cada dia é mais raro encontrar essas plantas em estado nativo.

Neste post apresentamos algumas Anonáceas cultivadas e outras encontradas em estado silvestre na região do Cerrado brasileiro.

Anonáceas Cultivadas

Cherimoia (Annona cherimola) - originária dos Vales Andinos do Equador, Peru e Chile. Se dá melhor em climas frios.
Pinha (Annona squamosa) - originária das Antilhas e América Tropical. São produzidas em áreas mais quentes (áreas tropicais).
Atemoia (var. Thompson) - Cruzamento entre Annona squamosa e Annona cherimola. A atemóia se dá melhor em clima subtropical, nem muito quente e nem muito fria.
Flor de atemoia
Graviola (Annona muricata) - originária da América Central, Antilhas e Vales Andinos do Peru
Graviola (Annona muricata)
Anonáceas Nativas do Cerrado

Araticum-do-campo (Annona coriacea)
Flores de Annona coriacea
Annona sp.
Marolo ou Bruto (Annona crassiflora)
Biribá (Rollinia mucosa)
Duguetia furfuracea

Fotos: H.A.S. 
As fotos poderão ser utilizadas desde que citada a fonte.
Link:

Um comentário:

  1. ANONÁCEAS SÃO MUITO INCRÍVEIS E DELICIOSAS, BASTANTE DIVERSIFICADAS AS ESPÉCIES, O QUE GERA MUITA CONFUSÃO, ESTOU INICIANDO MINHA COLEÇÃO DE QUINTAL: PINHA, CHERIMOIA E ATEMOIA, LÓGICO É SÓ O COMEÇO, PARABÉNS PELO TRABALHO BEM FUNDAMENTADO, FALTA MUITO ISTO.

    ResponderExcluir