sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Azeitona-do-ceilão - Elaeocarpus serratus

Nome científico: Elaeocarpus serratus
Família: Elaeocarpaceae 
Árvore de até 18 m de altura, com tronco liso, originária da região do Siri Lanka. Adaptou-se bem às condições de solo e clima do Brasil, demonstrado pela enorme quantidade de frutos que a planta apresenta. Pode ser cultivada em solos férteis e bem drenados livres da ocorrência de geadas.
Possui folhas simples, alternadas, em espiral, agrupadas nas extremidades dos galhos; de 5 a 7 cm de comprimento, e 1 a 1,5 cm de largura; verdes na fase inicial e depois podem se tornar avermelhadas de margem serreada. Flores com 4 sépalas verdes soldadas formando um cálice e por 4 pétalas brancas, também soldadas na base, formando a corola. 
Os frutos em forma de drupa, denominados azeitonas, ablongos ou ovoides, medindo de 1 a 4 cm de comprimento, e diâmetro de 1 a 2 cm e a maturação ocorre nos meses de julho, agosto e setembro. De sabor adocicado quando maduros são muito utilizados em sua região de origem no preparo de doce em forma de compota e como conserva com diferentes condimentos. Não são utilizados na elaboração em conserva, como se faz com as azeitonas colhidas da oliveira (Olea europaea L.). 
Uso medicinal:

Os frutos são ricos em amido e açúcar e possuem baixas quantidades de proteína e ferro. Pode ajudar a tratar diarreia e reumatismo. Auxilia no crescimento capilar.

Fonte: PlantaSonya, www.viveiroespacobotanico.com.br, plant.jagaaslk.org
Imagens Google.

Link:

6 comentários:

  1. Uma excelete fruta que tem sua qualidade de enriquecer a mesa e dar uma boa manuteçao a saúde, quero saber mais se ela ajuda em beneficio a outras areas da saúde

    ResponderExcluir
  2. Podem me enviar mais informaçoes dessa preciozidade por favor

    ResponderExcluir
  3. As folhas e frutos nao acidas p terra? E um bom adubo?

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIa de saber se posso consumir chá das folhas de azeitonas do ceilão?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite gostaria de saber se posso consumir o chá das folhas da azeitona ceilão e quais outras propriedades da árvore

    ResponderExcluir
  6. Como usar para crescimento capilar?

    ResponderExcluir