terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Consumo de amendoim durante gravidez e amamentação parece aumentar o risco de desenvolvimento de alergia

A ciência diz - episódio 11
Luiza Araújo Freitas1
Marília da Silva Coelho2
Mirna Tonus3
Mônica Camargo Sopelete4

Palavras-chave: Leite materno. Imunologia. Alergia. Amendoim. Amamentação.

Alergia ao amendoim é um importante problema de saúde pública nos países ocidentais. No entanto, os fatores de risco associados a esta alergia permanecem incertos. 

O estudo publicado em 2012 por DesRoches e colaboradores teve como objetivo analisar se o consumo de amendoim durante a gravidez e amamentação é um fator de risco para a alergia ao amendoim em lactentes.

Foram incluídas 403 crianças em um estudo do tipo caso-controle, sendo 202 alérgicas. O diagnóstico baseou-se na história clínica de reação alérgica após a exposição a amendoim e presença de anticorpos IgE específicos a seus alérgenos. As mães das crianças preencheram um questionário detalhado sobre a dieta materna nos períodos de gravidez e amamentação, alimentação e exposição das crianças ao amendoim, e a história familiar de atopia.

As crianças alérgicas apresentaram idade média de aproximadamente 1 ano. O consumo declarado de amendoim durante a gravidez e aleitamento materno foi maior no grupo de mães com bebês alérgicos e associado a um aumento do risco de desenvolvimento da alergia ao amendoim. No geral, a exposição a produtos que contenham amendoim em sua formulação foi a mesma em crianças alérgicas e não alérgicas. Assim, a exposição precoce a alérgenos do amendoim, quer no útero ou através do leite materno humano, parece aumentar o risco de desenvolvimento de alergia.

1 Graduanda do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

2 Graduanda do curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo da Faculdade de Educação (FACED) da UFU.

3 Doutora em Multimeios e professora do Curso de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo da UFU.

4 Doutora em Imunologia e Parasitologias Aplicadas e professora da disciplina de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU.

Para citar este texto use:

FREITAS, L. A.; COELHO, M. S.; TONUS, M.; SOPELETE, M. C. Consumo de amendoim durante gravidez e amamentação parece aumentar o risco de desenvolvimento de alergia. Uberlândia, 20 set. 2012. Disponível em: <http://imunocastufu.blogspot.com.br/2012/09/a-ciencia-diz-episodio-11.html>. Série A Ciência diz, episódio 11. Acesso em xx de xx. 20xx.

Adaptação do resumo do artigo:

DESROCHES, A. et al. Peanult allergy: is a maternal transmission of antigens during pregnancy and breastfeeding a risk factor? Journal of Investigational Allergology & Clinical Immunology, Barcelona, v. 20, n. 4, p. 289-294, 2010.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário