segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O risco do uso de produtos vegetais de origem e qualidade duvidosas para emagrecer, no Boletim PLANFAVI, n. 28, 2013

O Núcleo de Farmácia Viva da Secretaria de Estado de Saúde do DF recebeu e-mail enviado por uma farmacêutica que atua no segmento magistral do Distrito Federal sobre o fato de uma cliente tê-la procurada solicitando informações a respeito do provável uso para o emagrecimento da chamada "Noz da Índia". Relatou que a cliente tomou conhecimento sobre uma amiga que havia ingerido mais de 1/4 da "semente" de "Noz da Índia" e se intoxicado, sendo necessário atendimento hospitalar.


Neste sentido, a farmacêutica solicitou averiguações sobre a eficácia e segurança de uso desta "semente". Considerando que entre as competências do Núcleo de Farmácia Viva destaca-se a de preparar material de educação em saúde que possibilite promover o uso racional de plantas medicinais voltadas a saúde pública da população usuária do SUS-DF, entendeu-se ser necessário divulgar informações seguras sobre os usos da "semente de Noz da Índia".

Não foi informado no relato o nome científico da espécie citada como “Noz da Índia”, mas a planta comumente usada sob esse nome popular é a Aleurites moluccanus (FDA, 2013). O uso dessa espécie vem sendo divulgado na internet para emagrecimento, por suas propriedades laxativas, porém, existem diversas referências que citam sua toxicidade, principalmente das sementes não processadas, as quais contêm saponinas e forbol (SCOTT, 
S.; CRAIG T., 2000).
Aleurites moluccana
Aleurites moluccanus

Não existe no Brasil nenhum produto registrado contendo a espécie Aleurites moluccanus. Assim, os produtos que estão sendo divulgados em sites na internet encontram-se irregulares e não devem ser utilizados.

O uso de “Noz da Índia” para emagrecer está se difundindo em diversos países, podendo ser encontrados, em busca rápida na internet, diversos sites que vendem produtos irregulares contendo a planta, porém, muito cuidado precisa ser tomado com o uso desses produtos irregulares. 

Pesquisadores argentinos, com base em relatos de toxicidade humana com uso de produtos para emagrecer, recentemente apresentaram trabalho em que foi avaliado se a planta constante nesses produtos é realmente a “Noz da Índia” (Aleurites moluccanus) e observaram que está sendo comercializada, como Noz da Índia, outra espécie ainda mais tóxica do que a anunciada, a Thevetia peruviana, levando a intoxicações graves os usuários desses produtos.



As sementes dessa planta são altamente tóxicas por possuírem grandes concentrações de glicosídeos cardiotônicos, estando proibido o seu uso em diversos países, como México, Austrália e Argentina. No estudo realizado na Argentina, após avaliação botânica de todas as espécies que eram divulgadas na internet como “Noz da Índia” (Aleurites moluccanus), descobriu-se que eram na verdade Thevetia peruviana (ARENAS, 2013).

Assim, utilizar produtos irregulares para emagrecer pode trazer diversos riscos à saúde, até mesmo de intoxicações graves. No caso dessa planta específica, por se utilizar produtos não regularizados, não se sabe se o produto que está sendo comercializado pode ser tóxico, por serem utilizadas partes tóxicas da Aleurites moluccanus, ou mesmo se está se ingerindo outras espécies ainda mais tóxicas. Caso seja necessário o uso da espécie, o mesmo deve ser feito por meio de prescrição de profissional habilitado, a qual preveja a utilização de derivados da espécie seguros. Esta prescrição precisa ser manipulada em farmácia de manipulação autorizada pela vigilância sanitária, de modo que produtos seguros sejam oferecidos. 

Aleurites moluccana (kukui). Disponível em: http://agroforestry.net/tti/Aleurites-kukui.pdf. Acesso em 09/12/2013.

ARENAS, P.. Suplementos dietéticos: ¿Adelgazar con lo que dice la etiqueta o con lo que contiene el producto? XI Simposio Argentino XIV Simposio Latinoamericano de Farmacobotánica. 2013.

FDA Poisonous Plant Database. Disponível em: http://www.accessdata.fda.gov/scripts/plantox/textResults.cfm?q=Aleurites+moluccanus. Acesso em 09/12/2013.

SCOTT, S.; CRAIG T. Poisonous Plants of Paradise: First Aid and Medical Treatment of Injuries from Hawaii's Plants. University of Hawaii Press. 2000.

Este tópico foi escrito, a convite, por Nilton Luz Netto Junior - Farmacêutico-Chefe do Núcleo de Suporte à Assistência Farmacêutica em Terapias Não-convencionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com colaboração de Ana Cecilia Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário