quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Alergista dá dicas de como abusar das cores sem irritar a pele no carnaval

Publicado: 06 Fevereiro 2013
 
Foto: Corbis

O brilho das maquiagens e as espumas artificiais são adereços obrigatórios durante o carnaval, mas que podem causar danos à pele com a exposição ao sol. A alergista do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), Andréia Garcês, orienta como os foliões podem aproveitar a festa sem causar irritações no corpo.

Cuidados preventivos podem evitar o desencadeamento de processos alérgicos, explica Andréia. “A maquiagem, por exemplo, tem que ser retirada da face e do corpo assim que a foliã ou o folião chegar em casa. Deve-se evitar dormir com a pele maquiada, sobretudo na área dos olhos, pois os produtos podem causar irritação”. As crianças devem utilizar maquiagens e esmaltes somente no momento das festas. As mães devem evitar o uso prolongado destes itens nos pequenos. Outra dica válida para qualquer época do ano, segundo a alergista, é ficar atenta aos prazos de validade das maquiagens.

Os olhos devem receber atenção especial neste período do ano, pois precisam de proteção contra o uso de produtos como sprays coloridos para cabelo e espumas artificiais. A médica recomenda o uso de óculos ou viseiras para proteger do sol e desse tipo de produto. Andréia reforça que a exposição prolongada ao sol pode causar ressecamento nos olhos. Nestes casos, aconselha-se lubrificar a área, utilizando lágrimas artificiais.

O uso de tintas pelo corpo também merece atenção, sobretudo para alérgicos, aponta a especialista. “O uso de produtos inadequados na pele pode acarretar queimaduras”, alerta. A alergista recomenda a utilização de tintas à base de água e uma exposição reduzida da área pintada ao sol.

“Ao sentir irritação na pele ou nos olhos, é fundamental lavar a área com soro fisiológico e fazer compressas com soro gelado para aliviar o desconforto. Em casos mais persistentes, deve-se procurar ajuda médica”, reforça. Segundo a médica, é importante evitar a automedicação, principalmente porque neste período há alto índice de consumo de bebidas alcoólicas. Alguns antialérgicos possuem efeito sedativo, que somado ao álcool podem ocasionar outros problemas à saúde.

Imunidade em alta - Para manter o pique durante os dias de festa, a especialista indica uma alimentação equilibrada, com base em produtos naturais, para aumentar a imunidade do corpo. Andréia também recomenda o uso de protetor solar, a cada duas horas, para prevenir irritações na pele. “A ingestão de líquidos para hidratar o corpo é fundamental, sobretudo nas crianças”, encerra.

Fonte: Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro

Link:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/31905-37alergista-da-dicas-de-como-abusar-das-cores-sem-irritar-a-pele-no-carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário