quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Avena sativa – Sua importância nos conceitos na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Nome científico: Avena sativa 

Nome comum: Aveia-comum
 
Família: Poaceae Algumas plantas são consideradas de suplementação na MTC: Inula helenium, Crataegus oxyacanta, Silybum marianum, Althaea officinalis, Turnera diffusa e a Avena sativa, sendo que esta última espécie apresenta sabor doce, natureza neutra e nutre o Yin, o “Qi” e o coração. 
 
A Avena sativa é uma droga vegetal com mecanismo de ação nas deficiências geralmente de “Qi” – energia ou falta dela, exaustão, esgotamento físico e psíquico. A suplementação é uma forma efetiva de direcionar o “Qi” correto, desajustado por um agente patogênico externo (frio, calor, secura, umidade, vento) ou exaustão por doença crônica.

A Avena também é usada como alimento, por ser um cereal rico em fibras e minerais, com destaque para manganês, selênio, fósforo, triptofano, e tiamina. O farelo da aveia contém beta-glucano, um polissacarídeo solúvel e viscoso e agente ativo na redução dos níveis de colesterol.

Além de nutritiva, é considerada diurética, sedativa, ansiolítica, agregando uso significativo no tratamento de dependentes químicos e no tabagismo.

Lembrando que o uso medicinal (o extrato fluido é extraído da palha e da semente) deve ser prescrito por um profissional e a manipulação deve ser realizada em farmácia, diferente do uso nutricional do floco ou farelo!

Texto: Fabia Cilene Dellapiazza - fabia.vida@uol.com.br
Consultório: (19) 3406-7890

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aveia-comum

Nenhum comentário:

Postar um comentário