sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Planta chinesa cura dor para a qual não há tratamento atualmente

03/02/2014
O extrato da planta tem-se mostrado eficaz há milhares de anos, sem correr o risco de perder parte do efeito. Foto: reprodução

Um composto derivado de um medicamento tradicional chinês – a raiz de uma planta – confirmou-se eficaz não apenas para aliviar a dor em geral, mas também contra um tipo de dor para a qual não existe tratamento atualmente.

O significativo efeito do medicamento natural abre caminho para o desenvolvimento de novos analgésicos para dores inflamatórias agudas dos nervos – um medicamento que não cause dependência e outros efeitos colaterais, como ocorre com os analgésicos opioides.

Os cientistas tentam identificar os chamados “princípios ativos” das plantas medicinais a fim de produzir medicamentos nos quais esses princípios estejam altamente concentrados, para usar em condições agudas.

Para os casos menos graves, o extrato da planta tem-se mostrado eficaz há milhares de anos, sem correr o risco de perder parte do efeito, que pode não ser causado unicamente pela molécula identificada como “ativa”.

Trabalhando com cientistas chineses, Olivier Civelli e seus colegas da Universidade da Califórnia (EUA) isolaram um composto batizado de dehidrocoribulbina (DHCB) a partir das raízes da planta Corydalis yanhusuo (Yan Hu Suo).

Em testes realizados em cobaias, a DHCB diminuiu a dor inflamatória associada com danos aos tecidos e infiltração de células imunológicas, e também contra a dor neuropática induzida por lesão, que é causada por danos ao sistema nervoso.

Isso é importante porque não existem atualmente tratamentos adequados para a dor neuropática.

Texto completo no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário