sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Planta da cuia de chimarrão veio boiando da África, aponta estudo

12/02/2014
Exemplar de 'Lagenaria siceraria', a popular cabaça, no Jardim Botânico de Kyoto, no Japão. Foto: Reprodução/Flickr/Joel Abroad

Estudo publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos conclui que a cabaça ou porongo (Lagenaria siceraria), planta usada para fazer a cuia de chimarrão, entre outros tipos de recipientes, provavelmente chegou à América flutuando pelo Oceano Atlântico, oriunda da África.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores, liderados por Beth Shapiro, da Universidade da Califórnia, analisaram o DNA de diversas amostras antigas e atuais da planta, de diferentes pontos do planeta. Eles notaram que, geneticamente, a cabaça americana é muito mais semelhante à africana que à asiática.

A teoria anterior a respeito da cabaça era de que ela surgiu na África e foi se espalhando primeiro pela Ásia, para então chegar ao continente americano pelo Estreito de Bering, na região ártica. No entanto, seria necessário que ela resistisse a um clima muito frio para que isso fosse possível, e a planta é adaptada a zonas tropicais.

Texto completo no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário