quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Projeto Semeando o Bioma do Cerrado inicia segunda fase com metas de preservação desafiadoras

Catalogar 3.600 árvores matrizes do bioma Cerrado; demarcar 60 áreas de coleta de sementes de cerca de 10 hectares cada como área preservada; restaurar cinco hectares de áreas já degradadas; sensibilizar e capacitar tecnicamente 635 pessoas diretamente e 2.480 indiretamente para produzir mudas florestais nativas, dentro da legislação vigente, em condições ambientalmente corretas e economicamente sustentáveis. Este é o resultado que a Rede de Sementes do Cerrado, através do projeto Semeando o Bioma do Cerrado, deve apresentar no período de dois anos a contar deste mês, quando inicia a execução da fase II.

O projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, abrange comunidades que vivem no Cerrado em dois estados e no Distrito Federal. A atuação prevista tem atividades urbanas e rurais, uma vez que a programação visa conscientizar e gerar multiplicadores de preservação deste bioma nas duas áreas, em diferentes faixas etárias, incluindo comunidade quilombola.

Além de Brasília, a programação do projeto Semeando o Bioma Cerrado II prevê ações para serem implementadas nos municípios goianos de Ipameri, Alto Paraíso, Cavalcante, Barro Alto, Pirenópolis e na capital, Goiânia. No Mato Grosso, o município de Sinop foi incluído nesta fase por situar-se em área de Cerradão, uma transição entre os biomas Cerrado e Amazônico.

Riscos, sementes e soluções – O Cerrado corre riscos, afirma o coordenador do projeto, Rozalvo Andrigueto. Considera preocupante a alteração promovida pelo homem nos ecossistemas que constituem este bioma. Ele destacada um estudo que data de 2002 e constatou, por meio de imagens do satélite MODIS, o desmatamento e a transformação pela ação humana, de 55% do Cerrado.

Sem um levantamento comparativo atual, Andrigueto diz que “o quadro com mais de 10 anos nos mostra que é urgente a organização de estratégias de proteção, conservação de florestas e de fragmentos remanescentes do Cerrado, bem como o oferecimento de subsídios para a recomposição de ecossistemas já degradados”. O Coordenador do projeto explica que para a efetivação e eficiência das ações necessárias ”é fundamental haver sementes florestais nativas e de qualidade, uma oferta insuficiente hoje diante da demanda, e vem daí a base da proposta deste projeto”.

Além de conscientizar a população sobre a importância da preservação e da produção de qualidade, considerando as condições ambientais adequadas, as comunidades, que adquirirem conhecimentos técnicos para esta produção, “serão beneficiadas com novas alternativas de trabalho remunerado dentro de uma proposta economicamente sustentável”, assinala.

Resultados em números – Em 2010, também com patrocínio da Petrobras, o projeto Semeando o Bioma do Cerrado, além de contribuir para a regulamentação da Instrução Normativa 56 de 8/12/11 do Ministério da Agricultura, a qual trata de produção, conscientização e utilização de sementes e mudas de espécies florestais nativas e exóticas, os resultados da proposta aplicada podem ser medidos nas comunidades sensibilizadas.

Ao ser concluída a fase I em dezembro de 2012 o projeto registrou que foram demarcados 550 hectares, o que contribuiu para a formação de um banco de sementes de espécies nativas do Cerrado. O relatório apresentou ainda o georreferenciamento de 3.336 árvores matrizes de 212 espécies nativas, isto é, o “endereço” dessas árvores é conhecido. Entre outros resultados, a fase I do projeto também resultou na conscientização e sensibilização da necessidade da Conservação de Recursos Naturais do Cerrado para 1.469 crianças e 100 professores que participaram dos cursos e oficinas constantes da programação que abrangeu populações diferentes das envolvidas agora na fase II.

Cerrado brasileiro – O Cerrado brasileiro é o segundo maior bioma do País com uma área de cerca de dois milhões de quilômetros quadrados que envolve 11 estados da federação desde a região Norte até a uma pequena área remanescente de Cerrado no estado do Paraná, na região Sul. O Cerrado também tem sua riqueza medida no fato de fazer fronteira com biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Caatinga, o que lhe rende uma biodiversidade muito grande.

EcoDebate, 12/02/2014

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário