terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PROTESTE encontra altos níveis de acrilamida em alimentos industrializados

03/02/2014

A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou a quantidade de acrilamida de 51 produtos de oito categorias de alimentos – batata frita, batata chips, biscoito doce e salgado, biscoito cream cracker, pão francês, salgadinhos e torradas – e constatou que o pão francês e os biscoitos doces e salgados são os campeões em teor da substância.

O pão francês da marca Extra contém a maior quantidade da acrilamida, 225 microgramas por quilo, enquanto o do Carrefour tem 111.

Entre os biscoitos doces, o Passatempo tem menos de 100 microgramas por quilo, enquanto o Adria tem 1.110. Já entre os salgados, o da Nestlé Nesfit tem 1.060 microgramas por quilo e o Club Social, 526. E o biscoito cream cracker da Mabel apresenta 448 microgramas por quilo, e o Richester, 210.

A batata frita do Habib’s contém a maior quantidade de acrilamida, 496 microgramas por quilo e a do Bob’s a menor, com 100. E entre as batatas chips, a Stax tem 765 microgramas por quilo, e a Ruffles tem 243.

O salgadinho da Cheetos tem menos de 100 microgramas da substância e o Pingo D’Ouro, 393. E a torrada da Plus Vita tem 244 microgramas de acrilamida por quilo, enquanto a da Visconti tem 102.

A acrilamida é uma substância química formada durante o aquecimento de alimentos ricos em carboidratos, a temperaturas acimas de 120°C. Classificada como um provável cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, ainda não há consenso sobre o limite seguro para o consumo. Por isso, a PROTESTE recomenda a ingestão destes alimentos com extrema moderação.

A PROTESTE pediu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a elaboração de um código de boas práticas para que os fabricantes revejam seus processos de fabricação e cumpram metas para a redução da acrilamida em seus produtos.

A avaliação completa está disponível na revista PROTESTE Saúde nº 27 de fevereiro, que é distribuída exclusivamente aos associados à entidade e também no site: www.proteste.org.br

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário