terça-feira, 18 de março de 2014

Academia da Saúde foi destaque na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica

A IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família acabou no último sábado (15) e teve como foco a troca de experiências e reflexões entre usuários, profissionais e gestores da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Aproximadamente 10 mil pessoas estiveram na Mostra e o polo daAcademia da Saúde foi um dos seus destaques.

Entre os diversos serviços oferecidos pela Academia da Saúde na IV Mostra, estavam o Tai Chi Chuan, aulas de dança, oficina de automassagem, ginástica, yoga, musicoterapia, oficinas de jogos, entre outros. O objetivo era fazer os participantes vivenciarem o programa por completo e despertar o desejo de ter a Academia no seu município. O Ministério da Saúde transfere incentivos financeiros para a construção e custeio das atividades e fornece apoio técnico aos municípios dispostos a implementar o programa.

Vinda do município de Andradina (SP), a educadora física Cristiane Lucimara Verdi quis saber como é o trabalho da Academia da Saúde e achou a iniciativa maravilhosa, servindo para buscar informações e até fechar parcerias com outros profissionais. Cristiane está à frente de um programa municipal que faz atividades físicas com a população dos assentamentos rurais da região. Recentemente, seu município construiu um polo da Academia da Saúde e irá fazer parte do programa. “Vamos contratar mais profissionais, o programa só vem a acrescentar”, completa.

A educadora física da Academia da Saúde de Recife (PE), Pollyana Freitas, estava na Mostra para prestar esclarecimentos, fazer demonstrações do que pode ser feito com os equipamentos da Academia, além de dar apoio na parte da ginástica. “Muita gente sai interessada em levar essas atividades aos seus municípios. Agora, cabem às pessoas envolvidas se informarem melhor e procurar os documentos que o Ministério da Saúde dispõe no site”, opina Pollyana.

Com a estrutura de uma Academia da Saúde montada dentro da Mostra, os participantes puderam conhecer todos os oito eixos do programa. “A atividade física continua sendo fundamental. Mas pela importância que a atenção básica possui não pode ser só isso, têm que desenvolver, se possível, os oito eixos”, explica Fábio Carvalho, educador físico da equipe do programa da Academia da Saúde do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde.

Os oito eixos do programa são: práticas corporais e atividades físicas; produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; promoção da alimentação saudável; práticas integrativas e complementares; práticas artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão; e mobilização da comunidade. “Até pelo nome do programa, existe essa ideia de que é somente atividade física. Então trouxemos uma gama muito grande de atividades para poder desenvolver com qualquer faixa etária da população, e tentar desmistificar que é só ginástica ou caminhada”, ressalta Fábio Carvalho.

“Peguei aula de Lian Gong (prática corporal chinesa) aqui na Mostra. Têm vídeos, livros, e agora vou atrás disso para levar essa prática ao meu município”, conta Cristiane Verdi, de Andradina (SP). Ela acredita que a importância da atividade física tem crescido dentro do sistema de saúde. “Na minha cidade o pessoal é muito participativo, tudo que propomos a fazer de atividade física o povo faz. São 600 a 700 alunos por semana”, relata.

A educadora física conta que os usuários dão depoimentos de como a vida deles mudou depois das atividades. “Que melhorou os problemas de coluna, problemas articulares, a autoestima deles, além da melhora nos hipertensos e diabéticos. A equipe médica que me acompanha já percebeu a diminuição na quantidade de remédios distribuídos por conta das atividades”, destaca Cristiane Verdi.

Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário