domingo, 20 de abril de 2014

Novo site envolve escolas, pais e alunos na construção de Cantinas Saudáveis

16 Abril 2014
Foto: Corbis

Além do excesso de peso dos adultos brasileiros – que, segundo pesquisa Vigitel 2012, já atinge 51% da população, sendo 17% de obesos –, as crianças e adolescentes também estão apresentando aumento de peso. E é justamente nesta fase da vida que se constroem os hábitos alimentaresque podem definir a saúde dos adultos. Para reverter essa situação e promover a alimentação saudável, o Ministério da Saúde em parceria com a Federação Nacional das Escolas Privadas (Fenep) lançou o site Cantina Saudável.

O site é a continuação de um projeto que começou em 2012, quando o Ministério da Saúde e a Fenep fecharam um acordo para tornar as cantinas mais saudáveis. “É uma ação que pretende chegar às famílias a aos alunos, dar mais capilaridade ao projeto de maneira que as famílias possam ser ouvidas, e não só o diretor e cantineiro da escola”, explica Amábile Pacios, presidente da Fenep. Segundo ela, houve uma grande adesão das escolas do país todo.

Essa será uma ferramenta de apoio para divulgar as ações de promoção da alimentação saudável nas escolas. “A expectativa é acompanhar o processo de adesão voluntária, conhecer o perfil das escolas, bem como as ações que são desenvolvidas. Além disso, permitirá uma rica troca de experiências entre as escolas, que podem colaborar entre si para a promoção de hábitos saudáveis”, ressalta Patrícia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde.

Antes do acordo firmado com o Ministério não havia uma mobilização das escolas nesse sentido. “Eram casos pontuais, dependia muito do diretor da escola”, confirma Amábile. Ela diz ainda que após o acordo, os sindicatos filiados à Fenep divulgaram o projeto nas escolas, que modificaram suas cantinas. “Iniciaram com campanhas para combater a obesidade e trazer mais frutas na lancheira. Os cantineiros também receberam uma cartilha, além de fazer um curso on-line que foi disponibilizado. Mais de 21 mil pessoas fizeram o curso”, ressalta a presidente da Fenep.

A contadora Larissa dos Santos Silva prepara a lancheirinha da filha de seis anos todos os dias antes da escola. Apesar de a filha levar o lanche de casa, ela aprova essas iniciativas para tornar a alimentação nas escolas mais saudável, pois a criança sempre arruma um jeito de levar umas moedas para comprar guloseimas. “Eu acho excelente essa ideia porque é difícil para a mãe controlar o que a criança esta comprando na escola. Com alimentos mais saudáveis na cantina dá certa segurança”, resume Larissa.

Para ela, essas ações que estimulam a alimentação saudável funcionam. Como exemplo, a contadora cita a iniciativa da escola da filha, o chamado: Dia da Fruta. “É o dia que todo aluno deve levar uma fruta. Ela sempre se empolga para escolher a fruta que quer levar. Acho que essas ações ajudam sim a construir hábitos mais saudáveis”, completa Larissa dos Santos. Essa inciativa do Dia da Fruta poderá ser compartilhada no site e estimular outras escolas a adotá-la.

O mais interessante no projeto, segundo a presidente do Fenep, é que não se fala em proibição e nem em punições, somente em educação. “O projeto é todo baseado em conscientização. Assim nós acreditamos que teremos melhores resultados. Se educamos uma criança com alimentação saudável, isso vai acompanhá-la pelo resto da vida. Se obrigamos uma criança, quando sair da escola a primeira coisa que fará é comer o que não faz bem”, acredita Amábile Pacios.

Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário