quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pacientes do CAPS de Planaltina desenvolvem atividades em horta

Trabalho realizado no hospital ajuda na socialização e no tratamento 

Socializar os pacientes com transtornos mentais na sociedade é o principal objetivo da parceria realizada entre o Centro de Referências em Práticas Integrativas em Saúde (CERPIS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Planaltina. Os pacientes trabalham duas vezes por semana no CERPIS, e cuidam dos canteiros de plantas medicinais, limpando, adubando, semeando e colhendo.

O gerente do CERPIS, Marcos Freire informa que os pacientes recebem orientações sobre as plantas medicinais e como lidar com a terra. E também são convidados a participarem das práticas integrativas, que são oferecidas pelo Centro, como a automassagem, Tai Chi Chuan, Lian Gong.

Segundo a gerente do CAPS de Planaltina, Beatriz Rufini, eles são acompanhados por psicóloga e enfermeira do CAPS, e um servidor do CERPIS.

Para Beatriz, além das atividades que eles realizam, são notadas questões emocionais, “sentimentos como raiva, frustrações são identificados quando estão na horta, porque em vários momentos lidam com situações diversas, como a formiga que apareceu nas plantações, como a planta que não cresceu, e observamos a reação deles, normalmente ficam bravos e assim buscamos a melhor forma de ajuda-los”, explica.

Beatriz complementa que eles são exortados a refletirem sobre sua vida, por meio de metáforas que estão relacionadas ao ambiente, a natureza. E a descobrir suas potencialidades para conquistar o seu espaço e criar meios de inserção social. “É através das oficinas realizadas pelo CAPS que a pessoa com transtorno mental se expressa”, diz.

O CAPS de Planaltina realiza diversas oficinas terapêuticas mediante o interesse dos usuários, objetivando maior integração social. Elas são relacionadas com a expressão plástica, corporal e verbal, entre outras.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF.
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário