quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pnuma cita projeto de reciclagem no Brasil como exemplo ambiental Publicado em abril

Iniciativas da Índia, dos Estados Unidos, do Chile, da França e da Coreia do Sul também fazem parte da lista mencionada no lançamento do programa “Compras Públicas Sustentáveis” do Programa da ONU para o Meio Ambiente.
Achim Steiner

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Um programa de reciclagem no estado de São Paulo foi citado pelas Nações Unidas como um exemplo de iniciativa de desenvolvimento sustentável.

Também integram a lista projetos do Chile, da Coreia do Sul, dos Estados Unidos, da França e da Índia.

Computadores

As iniciativas ilustraram o lançamento do Programa sobre Compras Públicas Sustentáveis, realizado nesta terça-feira. O objetivo é apoiar os governos de todo o mundo a investirem em produtos e serviços que sejam beneficentes.

A proposta do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, ressaltou o trabalho da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), no Brasil. A entidade economizou 8,8 mil metros cúbicos de água e 1,7 tonelada de resíduos ao usar computadores feitos com material reciclado das escolas de São Paulo.

De acordo com o Pnuma, trilhões de dólares gastos com licitações podem ajudar a deixar os mercados mais sustentáveis.

Casas e Impressoras

Em dois outros casos, a empresa ferroviária da Índia conseguiu instalar lâmpadas mais econômicas nas casas de 400 empregados, cortando a emissão de 90 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

Já a França, decidiu contratar uma empresa para compra de cartuchos de impressora que conseguiu economizar 30% dos custos no orçamento e ainda criar nove empregos para pessoas com deficiência.

O chefe do Pnuma, Achim Steiner, disse que os governos podem economizar e promover uma economia sustentável aderindo ao programa de compras proposto pela agência.

O Pnuma lembrou o caso dos Estados Unidos, que introduziu critérios ambientais em processos de licitação. Pela regra, 95% dos novos contratos do governo têm de incluir produtos e serviços que utilizem água e energia de forma eficiente. Iniciativas semelhantes também ocorrem no Japão.

O projeto do Pnuma é parte do Programa-Quadro de 10 anos para Consumo e Produção Sustentáveis que foi estabelecido por chefes de Estado e Governo que participaram da Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro.

Informe da ONU Brasil, publicado pelo EcoDebate, 03/04/2014

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário