quinta-feira, 10 de abril de 2014

Salsaparrilha na Medicina Tradicional Chinesa

Salsaparrilha – Smilax spp


Família: Liliaceae

Princípios ativos: sais minerais, flavonoides, saponinas e fitosteróis.

Ação: anti-inflamatória, mineralizante, depurativa, digestiva, anti-séptica e afrodisíaca.

Precaução: em doses altas e uso contínuo por mais de 6 meses, pode aumentar a creatinina!

Em uso oral ou tópico, a salsaparrilha é uma planta que apresenta boa sinergia com outras e amplo espectro de ação em diferentes indicações.

Na MTC, a salsaparrilha é considerada de natureza fresca/neutra; doce, levemente picante e amarga no sabor, indicada para indivíduos de perfil e patologias de Fígado/Vesícula Biliar, Estômago/Baço Pâncreas.

Um excelente remineralizante, pois possui em sua constituição muitos minerais como, potássio, cálcio, magnésio, selênio e zinco.

A salsaparrilha também é considerada cicatrizante e anti-séptica de uso tópico em forma de cataplasma ou creme, combinado com barbatimão (Stryphnodendron adstringens), guaçatonga (Casearia sylvestris), própolis. Usada também em dermatites atópicas, psoríase.

Associando Smilax officinalis a outras espécies como Tribullus terrestris, maca peruana (Lepidium meyenii) e/ou damiana (Turnera diffusa) há uma melhora do desempenho sexual pela presença de saponinas esterioidais, favorecendo um aumento da produção de testosterona, uso oral extrato seco ou fluido; uso e combinação que devem ser acompanhadas por um profissional; sendo contra-indicado pelo homem com valor aumentado de PSA.

Nos pacientes portadores de doenças inflamatórias, a salsaparrilha pode ser associada a Uncaria tomentosa, Harpagophytum procumbens, na forma de uso oral em extrato seco ou fluido.

Todos os tratamentos devem ter indicação de um profissional, sendo tempo de uso e dose acompanhadas regularmente.

Texto: Acupunturista Fabia Cilene Dellapiazza 
fabia.vida@uol.com.br 
Consultório : (19) 3406-7890


Nenhum comentário:

Postar um comentário