quarta-feira, 21 de maio de 2014

Camomila

Do blog
Nome científico: Matricaria chamomilla L.

Nomes vernaculares: camomila, camomila-alemã, maçanilha, matricária, camomila vulgar, camomila comum.

Características botânicas: glabra, ereta, muito ramificada, com até 50 cm de altura. Folhas de 3–7 cm de comprimento, bi ou tri pinatissectas, alternas. Capítulos com flores de dois tipos, inseridas num receptáculo cônico, oco; flores marginais, brancas, zigomorfas, liguladas, femininas, curvadas para baixo no final da floração, flores centrais amarelas, tubulosas, hermafroditas, 5 estames. Fruto do tipo aquênio, truncado no ápice.

Origem: trazida para o Brasil pelas mãos de ucranianos, poloneses, alemães e italianos no final do século XIX, a camomila é nativa do mediterrâneo e sul da Europa.

Aspectos agronômicos: é anual, de clima temperado, sendo cultivada durante o inverno, pois não tolera temperaturas elevadas, acima de 25ºC, ou chuvas prolongadas durante a floração; prefere solos bem drenados, porém com boa capacidade de retenção hídrica, com fertilidade média/alta e com médio teor de matéria orgânica. Exigente quanto a irrigação, principalmente quando cultivada em regiões de inverno seco. A maior demanda de água, ocorre na formação da muda e na fase de botões florais.
Propagação por sementes em bandejas ou diretamente no solo; o espaçamento deve ser de 20 cm entre plantas e de 20 a 40 cm entre linhas. Sob sol pleno; colheita parcelada a partir de 3 a 4 meses do plantio no campo, colhendo-se apenas as flores para manter a qualidade do produto. Seu rendimento fica em torno de 500 a 800 kg.ha-1/ano, de flores secas.

Composição química: Os capítulos florais possuem de 0,3 – 1,5% de óleo essencial, cujos componentes principais são o chamazuleno, α-bisabolol, α-bisabolóxidos A, B e C, cis e trans-en-in-dicicloeter (spiro-éter). Também é relatada a presença de diversas flavonas e flavonóis como apigenina, quercetina, rutina e luteolina, além das lactonas sesquiterpênicas matricina e matricarina. Cumarinas umbeliferona, herniarina e mucilagens também estão presentes nos extratos aquosos dos capítulos florais.

Importância farmacológica: atividade antibacteriana, fungicida, antiasséptica, sedativa, adstringente, anestésica, antiasmática, antialérgica, efeito antiinflamatório e espasmolítica.

Importância econômica: Utilizada na aromatização de bebidas, consumida na forma de chá, xampus (clareador de cabelos), detergentes e sabões.

Etnofarmacologia: o uso medicinal de marcela foi descrito por Dioscórides no primeiro centenário d.C. É uma das ervas medicinais mais antigas que a humanidade já utilizou. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, esse vinho era usado como digestivo.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário