quarta-feira, 7 de maio de 2014

Disponíveis na Internet Informações sobre os Solos Brasileiros

A ideia de construir um sistema de informação de solos do Brasil vem desde os anos 80. Com a popularização da internet aconteceram evoluções na área que permitiram que se chegasse ao modelo atual - desenvolvido em plataforma de software livre -, disponibilizado pela Embrapa na rede para o público.

São 9 mil perfis de solos (unidade básica do estudo dos solos) com todas as análises - morfológicas, mineralógicas, físicas e químicas - que foram feitas nesses levantamentos. O sistema é constituído de três módulos de entradas de dados: pedologia, fertilidade e mapeamento.

"O sistema permite que o interessado saiba a classe do solo pesquisado ou, por exemplo, se ele é mais argiloso ou arenoso. Sua atualização será permanente, à medida que a Embrapa analisar novos perfis de solos eles serão adicionados ao banco", diz a pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Eliane Clemente. A cientista também destaca os diversos filtros disponíveis na busca, que facilitam o acesso à informação.

Do ponto de vista prático, os dados serão úteis para dar suporte à geração de projetos de pesquisa e à tomada de decisões do agronegócio, como, por exemplo, em zoneamentos agrícolas e em estimativa da produtividade de culturas. No âmbito do ensino e pesquisa, professores, cientistas e alunos de pós-graduação podem ser beneficiados.

Esse sistema representa um resgate de todo o histórico de informações sobre solos geradas pela Empresa, de acordo com o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) Stanley Oliveira. “A principal contribuição foi reunir em uma plataforma única essa quantidade imensa de informações que se encontravam dispersas. A integração vai tornar muito mais rápido o trabalho de pesquisa, com ganho enorme de tempo e de recurso”, afirma.

Os dados armazenados seguem o formato do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). A base será, ainda, continuamente alimentada por pesquisadores da Embrapa e representantes de futuras instituições parceiras.

Vale lembrar que a Embrapa também disponibilizou o Geoportal, que permite à sociedade o acesso e download de mapas, relatórios de solos e zoneamentos.

O sistema de dados de solos do Brasil pode ser acessado em www.sisolos.cnptia.embrapa.br/consulta_publica.html

Já o Geoportal encontra-se em http://mapoteca.cnps.embrapa.br/

via Embrapa

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário