segunda-feira, 5 de maio de 2014

Fundação BB vai selecionar 30 projetos de agricultura orgânica e extrativismo sustentável

Prorrogadas até dia 13 de junho as inscrições para o Edital do Ecoforte
Fundação BB vai selecionar 30 projetos de agricultura orgânica e extrativismo sustentável. O prazo para esclarecer dúvidas também foi ampliado para o dia 6 de junho

As inscrições para a chamada pública do Ecoforte foram prorrogadas para 18h do dia 13 de junho, sexta-feira. Serão selecionados 30 projetos de associações sem fins lucrativos, fundações de direito privado ou cooperativas que atuam como representantes de rede de agroecologia e que desenvolvem projetos de agricultura orgânica e extrativismo de forma sustentável. 

Cada instituição só poderá inscrever uma proposta de projeto. A proposta precisa ter valor máximo de R$ 1,25 milhão e prazo de até 24 meses para execução. 

Podem receber apoio ações de formação e qualificação; assessoria (jurídica, contábil, sanitária e ambiental); assistência técnica e extensão rural; gestão dos processos de negócios. Também estão entre os itens contemplados pelo edital: despesas com aquisição de máquinas e equipamentos novos; veículos; equipamentos de proteção individual (EPI); e equipamentos de informática e software, entre outros. 

Na página sobre o edital as organizações interessadas em participar podem acessar diversos documentos, inclusive sobre perguntas frequentes. Já o modelo de projeto e as orientações para preenchimento constam no Modelo de Plano de Trabalho

Dúvidas sobre o Edital podem ser encaminhadas à Comissão de Seleção por meio do correio eletrônico chamadaspublicas@fbb.org.br com o título “Edital de Seleção Pública nº 2014/005 – Redes ECOFORTE – DÚVIDAS”, até o dia 6 de junho. 

Os envelopes com as propostas de projetos deverão ser entregues pessoalmente na Fundação, mediante protocolo, até as 18h do dia 13 de junho, ou postados até esta data. 

Ecoforte - Nesta primeira etapa, a iniciativa vai destinar R$ 25 milhões em investimentos sociais, em uma parceria da Fundação Banco do Brasil (FBB) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O foco será a estruturação das entidades que representem as redes relacionadas à produção orgânica, extrativista e de base agroecológica. Em uma segunda etapa haverá nova chamada pública para apoio à implantação ou melhoria de empreendimentos econômicos que estejam vinculados à rede selecionada na primeira etapa.

A expectativa do Ecoforte é diversificar e ampliar a capacidade produtiva, intensificar as práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. 

O Programa prevê a comercialização dos produtos das redes, cooperativas e associações de pequenos produtores, o que deverá aumentar a renda familiar dos participantes, possibilitando a inclusão socioprodutiva deste público. Os recursos devem beneficiar cerca de 20 mil famílias de assentados da reforma agrária, agricultores familiares, indígenas, povos e comunidades tradicionais.

EcoDebate, 05/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário