sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Plectranthus amboinicus e suas variações de nomes populares

Texto: Marcos Roberto Furlan

Um dos campeões de variações na denominação popular, o Plectranthus amboinicus, do mesmo gênero do boldo-comum (Plectranthus barbatus), destaca-se também por ser utilizado na culinária e na medicina popular, principalmente no Nordeste.

Seus nomes vulgares podem gerar confusões, como, por exemplo, alfavaca ou hortelã-da-panela. Alfavaca é usado mais como referência para algumas espécies do gênero Ocimum ou sinônimo de manjericão; e hortelã-da-panela também é utilizado para uma espécie de Mentha de utilização comum na cozinha.

Variações de nomes populares que usam malva também são comuns, tais como: malva-do-reino ou malva-de-cheiro. No entanto, não pertence ao gênero Malva.

Malvariço, malvarisco, hortelã-do-norte, orégão e hortelã-graúdo, são outros exemplos. 


Ficha da planta extraída do link:
Aspectos botânicos

Nome Científico: Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng. (Syn. Coleus amboinucus Lour.).

Sinonímia: malvarisco; malva; hortelã–grande.

Origem e Descrição da Planta: erva ereta, aromática cultivada. No Nordeste não produz flores a não ser quando plantada nas serras frescas. Não deve ser confundido com malva–santa (Plectranthus barbatus Andr.) da qual difere por possuir folhas mais duras, quebradiças e sem sabor amargo.

Aspectos agronômicos

Hábito de crescimento: erva.

Forma de cultivo: canteiros.

Propagação: estacas (galhos).

Distância entre plantas: 50 cm x 50 cm

Adubação: 20 kg de composto orgânico ou esterco bem curtido para 2 m² de canteiro, 10 dias antes do plantio. 3 vezes ao ano, fazer adubação colocando adubo sobre o canteiro(adubação de cobertura).

Irrigação: 2 vezes ao dia.

Colheita e secagem: colher as folhas mais velhas 4 vezes ao ano.

Obs.: o canteiro deve ser renovado anualmente.

Aspectos químicos e farmacológicos

Finalidade: possui ações antimicrobianas, anti-séptico bucal, útil no tratamento da roquidão, tosse, bronquites, inclusive inflamações bucais (gengivites).Parte usada: Folhas.

Forma de uso: xarope, bombons ou pastilhas.

Constituinte químico: timol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário