quinta-feira, 15 de maio de 2014

Quer ser um bolsista da Embrapa e do PAA África?

13/05/2014 – Parceria entre a organização e o programa buscará pontos de cooperação nos países africanos. Manifestações de interesse são solicitadas até 19/05. Proficiência em Francês é necessária.

Uma parceria entre o PAA África e a Embrapa possibilitará que os pontos de possível colaboração entre o programa e a organização sejam identificados. Após participar conjuntamente de uma chamada de pesquisa aberta em 2013 pelo CNPq para apoiar Redes de Pesquisas em Segurança Alimentar na África, o projeto submetido de pesquisa e transferência de tecnologia para apoiar os agricultores participantes do PAA África foi aprovado, e as atividades devem começar nos próximos meses.
A proposta do projeto é contribuir com os institutos de pesquisa locais destes países definindo conjuntamente os temas e gargalos em termos tecnológicos nos países onde o PAA África trabalha, para avaliar os principais pontos de uma possível colaboração entre a FAO e a Embrapa nesses países, o que aumentaria e qualificaria o apoio que os agricultores do PAA África recebem. O projeto aprovado pelo CNPq envolve uma etapa de diagnóstico de sistemas produtivos, levantamento conjunto de problemas tecnológicos, priorização, avaliação de disponibilidade e finalmente de validação nos países selecionados e formação para melhor uso da tecnologia.

Um bolsista já foi selecionado e mais um está em processo de seleção para realizar as atividades do projeto de pesquisa, um com foco nos países anglófonos e outro com foco nos países francófonos do PAA África. As atividades se concentrarão em na realização de um diagnóstico participativo de demandas e potencialidades nos países. A bolsa terá duração de seis meses e o bolsista desempenhará suas atividades nas unidades da Embrapa localizada em Brasília ou Goiânia e acompanhará atividades nos países do programa, incluindo viagens. É preciso que o bolsista tenha nível superior em ciências agrárias, ambientais e afins e que tenha ótimo conhecimento de francês(para mais informações, acesse os termos de referência).

Manifestações de interesse devem ser enviadas com currículo para info@paa-africa.org até 19 de maio de 2014.

Para saber mais sobre o PAA África, visite a nossa biblioteca ou clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário