sexta-feira, 13 de junho de 2014

Agricultura familiar ganha selo comemorativo dos Correios


Foto: Divulgação Correios

Em homenagem ao Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) a Empresa Brasileira de Correios lançou nesta terça-feira (3) um selo comemorativo que entrará em circulação nesse mesmo dia. A iniciativa é do Comitê Brasileiro do Ano Internacional da Agricultura Familiar e foi encaminhada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de promover o AIAF. Serão comercializados 900 mil selos, no valor de R$ 1,50, cada.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) contribuiu com informações sobre a agricultura familiar brasileira para subsidiar o processo de criação do selo. “Esse selo comemorativo dos Correios vai contribuir para ampliar a visibilidade da agricultura familiar. Vinculado a outras iniciativas de comunicação vão tornar mais conhecida a contribuição da agricultura familiar para o crescimento econômico, o combate à pobreza e a garantia da segurança alimentar e nutricional”, afirma Caio França, coordenador da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O Selo

Segundo a analista dos Correios e historiadora Mayra Guapindaia, todos os anos a Empresa Brasileira de Correios recebe sugestões de temas da população e de entidades que compõem a sociedade civil para a elaboração dos selos comemorativos. “O selo é uma forma de registrar temas relacionados a questões históricas da nossa sociedade ou que marcam eventos do presente que virão a adquirir uma importância histórica posterior. Por exemplo, o Ano Internacional da Agricultura Familiar vai ficar marcado como um evento importante, onde se discutiu as questões relativas à agricultura familiar e os planos relativos ao assunto em escala nacional e mundial”, disse.

A historiadora afirmou, ainda, que os selos podem ser também utilizados como forma de pesquisa. “Além da arte é possível encontrar todas as informações sobre aquele determinado tema”, concluiu.

AIAF

O representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, acredita que é algo muito especial ter um selo. Segundo ele, a ideia foi promover e dar a maior visibilidade possível para o Ano Internacional da Agricultura Familiar. “A agricultura familiar tem mais de 500 milhões de pessoas envolvidas em todo o mundo e no Brasil representa pelo menos 70% dos alimentos que a população consome. É fundamental ver a agricultura familiar não só como uma atividade produtiva, mas, também, em todos os seus aspectos culturais de reprodução de uma forma de vida, de uma visão de mundo”, acredita.

A agricultura familiar tem se destacado a cada ano no Brasil e no mundo. Após alguns anos debatendo o tema, a FAO declarou o ano de 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena. O objetivo é aumentar a visibilidade da agricultura familiar e impulsionar avanços nas políticas públicas dos países dirigidas ao setor. E a experiência brasileira do crédito (Pronaf), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e de promoção de autonomia das mulheres rurais, entre outras, é reconhecida internacionalmente e compõe uma ampla agenda de cooperação técnica.


Talita Viana

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário