domingo, 15 de junho de 2014

Escalda-patas (escalda-pés) em sinergismo com plantas medicinais na Medicina Veterinária

Texto e fotos: Claudia Regina Vieira Rocha

Médica Veterinária
Professora de Imunologia e Terapias Complementares
pelos.penas @uol.com.br

Buscando recuperar a saúde mais rapidamente e com menos uso de medicações alopáticas, técnicas holísticas têm demonstrado sucesso entre os animais. Dentre elas, atualmente, é crescente a busca de técnicas como o escalda-pés (ou escalda-patas) ou pedilúvio para tratamento de enfermidades. 

Utilizado à aproximadamente 6.000 anos, era conhecido como lava pés, pelo fato de ser usado para limpeza. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, conhecida há 5.000 anos, pode-se tratar várias enfermidades por meio dos pés.

O escalda patas, em sinergismo com plantas medicinais ou óleos essenciais, tem demonstrado vários benefícios entre os animais. Como exemplo, podemos citar o alívio de dores, tratamento de abscessos, doenças articulares e musculares, alívio de tensões, proporcionando sensação de conforto e bem-estar.

A literatura cita que a técnica de escalda-pés é indicada em situações de relaxamento, dores, problemas circulatórios, eliminar estagnação.

Pacientes geriátricos, normalmente por apresentarem menor frequência de atividades físicas e baixo metabolismo, podem demonstrar um certo grau de umidade interna no corpo, apresentando sinais de dor, desconforto articular e muitas vezes muscular, desencadeando todo um desequilíbrio de saúde e interferindo até mesmo na alimentação e comportamento.

A Medicina Veterinária se beneficia com técnicas holísticas e tem obtido resultados bastante satisfatórios. Pode-se adicionar plantas medicinais, óleos essenciais; dependendo do tratamento que se busca. É bastante importante a prescrição de quais ervas medicinais e qual técnica é mais adequada a ser realizada por um médico veterinário, para que se obtenha maior eficácia no tratamento e sem efeitos adversos, já que existe inúmeras possibilidades de plantas para tratamento.

O paciente deve ser avaliado como um “SER” único, visto que cada um responde de maneiras diferentes a patologias iguais ou semelhantes, portanto a prescrição do tratamento é diferenciado para cada paciente.

Os animais possuem uma resposta satisfatória aos tratamentos com elementos da natureza, e é isso que busco observar para poder tratar.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário