quinta-feira, 26 de junho de 2014

Mais três produtos brasileiros entram na Arca do Gosto

Do site

A Arca do Gosto é um projeto do Slow Food que cataloga e protege alimentos que estão em risco de desaparecer. O trabalho de catalogar e divulgar esses produtos colabora com a preservação dos sabores e das espécies. Num processo permanente de identificação, análise e inclusão na Arca, mais de 1000 produtos de dezenas de países já foram catalogados. No Brasil a lista de produtos vai crescendo aos poucos, a medida que a Comissão Nacional da Arca recebe novas indicações (veja como indicar novos produtos para a Arca).

Três produtos brasileiros entraram na Arca do Gosto: Bijajica, Butiá e Bocaiúva. Descubra um pouco sobre cada um deles:

Bijajica

A Bijajica é um bolo cozido no vapor composto de massa de mandioca crua, amendoim e açúcar, aromatizado com erva doce, cravo e canela. A preparação tem origem indígena, mas a receita atual é resultado da influência das famílias que migraram do Arquipélago dos Açores para o litoral do estado de Santa Catarina em meados do século XVIII. Veja mais sobre a Bijajica.

Bocaiúva ou Macaúba

É uma palmeira cuja altura pode variar de 10 a 15 metros e 20 a 30 cm de diâmetro. Possui um característico caule encoberto por espinhos e produz frutos redondos, de 2,5 a 5,0 cm conforme a região, dispostos em cachos com cerca de 40 a 60 unidades. Os frutos maduros apresentam casca fina e quebradiça com a polpa macia e fibrosa de cor que varia de amarela a laranja escuro. Os frutos podem ser consumidos in natura, na forma de polpa ou de farinha, usadas no preparo de inúmeros pratos. Possui no interior do fruto uma grande amêndoa que também pode ser consumida. Veja mais sobre a Bocaiúva.

Butiá

O butiá é o fruto das palmeiras do gênero Butia que ocorrem na região sul do Brasil. Dos pequenos cocos de coloração amarelo/alaranjada, são utilizadas tanto as amêndoas, para fabricação de pães e biscoitos, como a polpa, de sabor predominantemente ácido, para o preparo de geléias, doces e sucos.Veja mais sobre o Butiá.

Saiba mais sobre a Arca do Gosto:


Data: 25.06.2014
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário