terça-feira, 3 de junho de 2014

Plantas dos quintais de Guarulhos, SP

Um “antibiótico” natural nos quintais


Texto:
Andreia Valente Tarsitano - Psicóloga
Marcos Roberto Furlan
Fotos: Andreia Valente Tarsitano 

Aspectos botânicos e sobre o uso popular

Ornamental e medicinal. Assim como muitas das ornamentais, embeleza e fornece substâncias para o tratamento de doenças. Rústica e agressiva, diferente da maioria das ornamentais, cresce sem exigências de tratos culturais e se alastra com facilidade. Outra característica sobre seu cultivo é a facilidade de se formar mudas a partir de estacas de galhos.

Como um de seus principais usos populares é com relação à ação semelhante aos antibióticos, recebe denominações, como, por exemplo, penicilina, terramicina, ampicilina e antibiótico natural. No entanto, seus princípios ativos não são os mesmos do antibióticos que encontramos nas farmácias.

Seu nome científico é Alternanthera brasiliana, e pertence à família Amaranthaceae, a mesma que inclui as fáfias (“ginseng nacionais”) do gênero Pfaffia, os carurus do gênero Amaranthus, e uma outra espécie, de aparência semelhante, a Alternanthera dentata, e que também recebe o mesmo nome penicilina. Recentemente, a beterraba (Beta vulgaris) e a erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides) foram incluídas nesta família.

Em muitos locais também recebe o nome de perpétua ou sempre-viva, dentre outros nomes que não lembram os de medicamento. Suas folhas se destacam por ser de cor arroxeada, mas também podem ser encontradas folhas verdes ou com misturas de roxo com verde. 

Tanto as folhas quanto os ramos de cor roxa são utilizados em quase todo o Brasil para tratamento de doenças. Popularmente, a infusão das folhas e dos ramos, é indicada como digestiva, depurativa, diurética e hepatoprotetora. Algumas comunidades tradicionais utilizam o chá das folhas também como antidiarreica, adstringente, contra prisão de ventre, para problemas respiratórios, contra inflamações na boca, micoses e corrimento vaginal.

No próximo texto, usos comprovados cientificamente e constituintes químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário