terça-feira, 29 de julho de 2014

Coimbra, Portugal: "Plantas medicinais: velhos remédios para novas doenças?" no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

28-07-2014 

Quantas vezes ouviu que o Aloe vera é bom para cicatrizar a pele? Ou que uma infusão de tília é remédio santo para o nervosismo? As plantas fazem parte do vocabulário medicinal de todos, mas quais são as que podem ter utilizações medicinais e que uso se pode fazer delas? Na próxima quarta-feira, 30 de julho, pelas 18h00, a Infusão de Ciência propõe uma conversa sobre plantas que podem ser medicamentos!

Plantas medicinais: velhos remédios para novas doenças? é o mote para mais um fim de tarde regado a chá e acompanhado por uma conversa sobre a eficácia e segurança do uso de plantas para o tratamento e prevenção de doenças. Durante cerca de uma hora, a professora e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Lígia Salgueiro, vai conduzir uma conversa entre os canteiros de plantas medicinais, passando pelas utilizações ancestrais de muitas destas plantas ou as moléculas bioativas usadas nos medicamentos e outros produtos de saúde.

Como sempre, o certame decorre nas últimas quartas-feiras de cada mês, com ponto de encontro no portão junto aos Arcos do Jardim às seis da tarde.

Infusão de Ciência é uma iniciativa promovida pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Trata-se de um ciclo de conversas, a decorrer mensalmente, ao longo de um ano, cujo objetivo passa por levar a ciência às pessoas de uma forma informal e descontraída.

Esta iniciativa conta com o apoio da Ciência Viva – Agência Nacional para a Promoção da Cultura Científica e enquadra-se no âmbito da Divulgação de Cultura Científica, uma das principais áreas estratégicas do JBUC para os próximos anos.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário