sexta-feira, 4 de julho de 2014

Creme de mandioquinha ajuda a manter a forma e a saúde no inverno (dica do http://ecoredesocial.com.br)


Para ajudar a aquecer as noites frias, a eco chef Marta Tatini apresenta essa deliciosa receita de creme de mandioquinha. “Essa raiz é excelente para o frio, por ter um gosto reconfortante e ser rica em carboidratos, vitaminas do complexo B, potássio e ferro”, diz.

Além de alimentos orgânicos, a chef utiliza ingredientes nutritivos e temperos variados que incrementam o paladar e dão a sensação de saciedade, ideal para quem quer manter a forma em qualquer estação.

Apesar de ser menos consumida que a mandioca, a mandioquinha é ideal para dietas de recuperação da saúde, por ser facilmente digerida. “Além disso, é excelente para o aparelho digestivo, por causa da niacina, que preserva o bom funcionamento do organismo.”

A chef completa a receita com pitadas de cardamomo, que, além de aromatizar o creme, ajuda a regular a quantidade de ácido no estômago, parar a tosse e previne a formação de muco, que é mais comum nas estações frias, devido à combinação das temperaturas baixas e o consumo de laticínios. Confira:

Creme de Mandioquinha com Cardamomo e Alecrim

(sem glúten e sem lactose)

Ingredientes

1 kg de mandioquinha

2 litros de água

3 colheres de sopa de azeite

4 dentes de alho

½ talo de alho-poró

½ talo de salsão ou erva doce

3 galhos de alecrim

1 colher de café de cardamomo em pó ou um inteiro

Sal marinho

Modo de preparo:

Coloque o azeite e doure o alho e o alho-poró em fogo brando. Acrescente as mandioquinhas orgânicas com casca e a água e deixe ferver em fogo médio. Bata a mistura e retorne ao fogo. Coloque o salsão picado em rodelas finas e deixar ferver mais um pouco. Acerte o sal. Sirva com os galhos de alecrim e uma pitada de cardamomo por prato.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário