terça-feira, 22 de julho de 2014

Mossoró, RN: Horto municipal distribui à comunidade mil mudas por mês

Saulo Vale - Secom
16 de Julho de 2014
Há mais de 14 anos atuando em Mossoró, o Centro de Produção de Mudas distribui, por mês, cerca de mil mudas à população da segunda maior cidade do Estado. Entre as plantas distribuídas gratuitamente à comunidade estão frutíferas, arbóreas e medicinais. Cada pessoa pode pegar até 3 mudas.

Segundo o engenheiro agrônomo Antônio Reseno Neto, que trabalha no local desde a fundação, o Centro recebe diversas instituições de ensino fundamental, médio e superior. Lá, alunos, professores e especialistas discutem questões relativas ao meio ambiente, uso e cuidado das plantas.

No Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, trabalha 15 pessoas. “O nosso objetivo é atender a população e fazer com que ela tenha à disposição plantas frutíferas para o quintal de suas casas e arbóreas para as calçadas”, explicada Antônio Roseno, responsável pelo local.

Todos os anos, o Centro estabelece uma média de produção por semestre. São cerca de 70 mil mudas por ano. “Anualmente, conseguimos cumprir essa meta”, comemora o agrônomo. Entre as plantas medicinais, está a malva, uma das mais procuradas pela população. “Ela é usada pela medicina caseira para fazer lambedor, como expectorante”, explica Roseno.
É possível ainda encontrar outros tipos de plantas medicinas, frutíferas e arbóreas no local de mais de 2 hectares. “A citronela também é bastante procurada. É usada como repelente de mosquito da dengue e calazar. Há uma parceria com a Secretaria de Saúde para distribuição dessas mudas”, diz Roseno.

No local, também são encontradas plantas típicas da caatinga, como é o caso do juazeiro, timbaúba e jucazeiro.

O Horto, localizado na BR 110, próximo ao início do Conj. Vingt Rosado, também abastece grandes eventos da cidade, como é o caso da ornamentação da Feira do Bode. As praças, escolas e outras instituições também costumam procurar o Centro para receber mudas.

Segundo o secretário municipal de Gestão Ambiental, João Gentil, o Centro receberá mais investimentos. “Está em processo de licitação a reforma da parte administrativa do local. Isso irá melhorar o serviço para os usuários e funcionários do horto”, explica. “O Centro municipal é referência no estado. Frequentamente, recebemos gestores para visitar o nosso Horto e tomá-lo como exemplo para aplicar em suas cidades”, frisa o secretário.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário