terça-feira, 22 de julho de 2014

O que se chama cânfora no Brasil tem a ver com a cânfora que se vende nas farmácias?

Texto

Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo
Thais Marcondes Ferraz - Bióloga


Cânfora pode ser uma substância natural (foto 1) ou sintética, produzida inclusive industrialmente, ou nome popular de algumas espécies, as quais possuem aroma semelhante.
File:Camphor struct 2.svg

Há algumas substâncias do tipo cânfora produzidas por diferentes vegetais. A Cinnamomum camphora (sinonímia Laurus camphora) produz a cânfora oficial, a qual também é encontrada em menores quantidades em espécies, como, por exemplo, dos gêneros Rosmarinus, Lavandula, Salvia, Lippia e Ocotea (COSTA, 1994).
Cinnamomum camphora - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-181.jpg



Nas farmácias, principalmente, encontramos a cânfora já processada. Esta substância possui ações analgésica suave, antisséptica e rubefaciente, dentre outras.

A Cinnamomum camphora ocorre predominantemente na Ásia. Pertence à família Laureaceae, sendo uma árvore extremamente decorativa, indicada para ornamentação de vias públicas e também como quebra-vento. Pode ser chamada também de canforeira, erva-cavaleira, rabugem de cachorro, alcanforero e curreleira.

Em alguns jardins do Brasil ou em hortos medicinais, encontramos uma espécie herbácea com forte aroma de cânfora, mas que não é utilizada para extração da cânfora que encontramos nas farmácias. Esta planta é da família Asteraceae, e o seu nome científico é Artemisia camphorata. Devido ao seu cheiro, recebe nomes tais como: alcanfor, cânfora, cânfora-de-jardim, e cânfora-das-hortas. Seu principal uso popular é contra contusões.
 Artemisia camphorata,
Artemisia camphorata
http://www.jardineiro.net/plantas/canfora-de-jardim-artemisia-camphorata.html

Referência


Nenhum comentário:

Postar um comentário