terça-feira, 22 de julho de 2014

Pato Bragado, Paraná, apresenta fitoterapia a autoridades da Bacia do Prata

Com a recente visita de uma comitiva da República da Guatemala que veio conhecer o projeto de Fitoterápicos e Plantas Medicinais, na tarde de hoje (16) foi a vez de Pato Bragado receber um grupo de autoridades do Comitê Intergovernamental Coordenador dos países da Bacia do Prata.

As cerca de 40 pessoas, representantes de hidrelétricas da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia estavam acompanhadas por integrantes da Itaipu Binacional, entre elas, o superintendente de Meio Ambiente Jair Kotz, que intermediou a visita.

A recepção ocorreu na Câmara de Vereadores pelo prefeito Arnildo Rieger, vice-prefeito, Leomar Rohden, o Mano, vereadores, secretária de Saúde, Marciane Specht, outros secretários, equipe responsável pelo projeto de Arranjo Produtivo Local (APL), representadas pela farmacêutica, Claudete Tiecker e assistente social, Marli Wollmann e demais autoridades. 

De acordo com o superintendente da Itaipu as autoridades estão cumprindo a agenda de uma semana de oficinas práticas dos programas, bem como de visitas às boas ações da região, a exemplo do projeto de Pato Bragado que é referência para a Itaipu. E esse intercâmbio, segundo ele, irá possibilitar a transferência da metodologia do programa Cultivando Água Boa para aplicação em seus países. 

A apresentação foi realizada pela farmacêutica responsável pela implantação do projeto na unidade básica de saúde, Sara Regina Weirich. Na sequência os visitantes e autoridades promoveram visitas à unidade básica de saúde e unidade de produção de extrato seco – Sustentec.

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado implantou, no fim do ano passado, o tratamento de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com fitoterápicos. A iniciativa colocou o município na vanguarda a nível nacional. São 300 pacientes que participam do projeto e recebem medicamentos fitoterápicos industrializados, manipulados e drogas vegetais para tratamento de várias patologias. Já outros 45 integram um estudo científico realizado em paralelo com o projeto (pacientes hipertensos, de saúde mental e diabetes).

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário