quinta-feira, 10 de julho de 2014

Recife, Pernambuco: Seminário Folhas Sagradas resgata uso de plantas na religião

Da assessoria do evento

Estudar o uso de ervas nos rituais religiosos – sobretudo os do Candomblé – é conhecer e resgatar uma parcela do Brasil cada vez menos conhecida do grande público. Para mostrar e debater a importância das plantas em ritos religiosos – tanto os de matriz africana, quanto os cristãos – será realizado, nos dias 17 e 18 de julho, o seminário Folhas Sagradas (Kosi Ewe Kosi Orisà - “sem folha não há orixá”, em iorubá).

O encontro reúne especialistas em sociologia, antropologia, cultura, saúde e gastronomia. Entre os participantes do evento, Frei Tito (professor da UFPE e um dos coordenadores do evento) e o Padre Clóvis Cabral (Unicap) e babalorixá Manuel Papai, do Sítio de Pai Adão. O evento ocorrerá no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, com entrada gratuita.

Entre os participantes estão o antropólogo Júlio Braga; Celerino Carriconde, mestre em Medicina Comunitária e Epidemiológica pela Queens University (Canadá); Maria dos Prazeres de Souza, parteira tradicional; e outros. O seminário Folhas Sagradas é uma realização da Aurora 21 com incentivo do Funcultura e apoio do Centro Cultural Terreiro de Pai Adão e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). “Nossa preocupação é preservar a tradição do estudo do uso das folhas nesses rituais, mas também queremos debater suas propriedades medicinais para estimular a fitoterapia. As plantas têm função prática e de baixo custo”, explica Felipe Cabral, produtor do evento.

ORIGEM - A relação das folhas com o sagrado, no Brasil, confunde-se com a história cultural do país. Os índios a utilizavam em vários rituais, assim como os africanos que desembarcaram no país. Com a colonização dos portugueses, o uso foi ampliado e persiste por vários séculos. No entanto, observa Manoel Papai, se verifica que várias práticas estão em desuso, chegando à extinção de algumas folhas. “Precisamos abrir os olhos e o coração para essa riqueza cultural e medicinal”, completa Frei Tito.

LANÇAMENTO - Dentro do seminário Folhas Sagradas ocorre, no dia 17 de julho, às 19h, o lançamento do livro “As Plantas Medicinais e o Sagrado”. A autora, Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo, é etnofarmacobotânica do Centro de Estudos da Religião Duglas Teixeira Monteiro (USP e PUC/SP).

O livro explora a forte conexão que existe entre as plantas que possuem propriedades psicoativas (capazes de alterar o funcionamento do sistema nervoso central) e a religiosidade e a medicina tradicional. No mesmo dia, às 17h30, a cientista profere a palestra “As plantas sagradas e o sagrado, considerando seu papel na eficácia das terapias mágico-religiosas”.

Serviço
Seminário Folhas Sagradas
Quando: 17 e 18 de julho de 2014, das 17h às 20h (dia 17) e das 8h às 17h30 (dia 18)
Local: Museu do Homem do Nordeste (Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte – Recife), sala Calouste Gulbenkian
Informações: 8858.2606 (8h ÀS 18h)
Inscrições: Devem ser feitas pelo email aurora21.projetos@gmail.com (enviar nome, endereço, profissão e telefone).

Certificados de participação serão entregues após o encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário