quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Amapá: Sesa e Iepa assinam convênio para o uso de medicamentos fitoterápicos na rede SUS

CHICO TERRA ⋅ 08/27/2014

Na próxima semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) assinam o Termo de Cooperação Técnica para viabilizar o fortalecimento dos medicamentos fitoterápicos no Estado. A parceria incentiva, ainda, o Serviço de Entomologia Médica e o Curso de Especialização em Fitoterapia do Iepa.

Uma reunião ocorrida nesta quarta-feira, 27, entre o secretário-adjunto de Saúde, Denilson Ferreira Magalhães, e o diretor-presidente do Iepa, Augusto Oliveira, definiu como serão as parcerias. Técnicos e farmacêuticos do Estado também participaram do encontro.

O secretário de Saúde ressaltou que, a partir do Termo de Cooperação Técnica, a Sesa, por intermédio do Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN), vai disponibilizar inicialmente três medicamentos fitoterápicos para uso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fitoterápicos

Os três fitoterápicos a serem disponibilizados são o Gel de Jucá, indicado para cicatrização, inclusive do pé diabético, além de atuar como antisséptico; o Gel da Babosa, que auxilia no tratamento de queimaduras e é cicatrizante; e o Unguento de Copaíba, usado no tratamento de queimaduras, brotoejas, picada de insetos e como cicatrizante.

"Os três medicamentos estão inscritos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e na Farmacopéia Brasileira, condição que credencia o fornecimentos desses fitoterápicos pela rede SUS", garantiu a chefe do Departamento de Fitoterapia do Iepa, Leila Pires.

A proposta da Sesa com a parceria é fortalecer a assistência em saúde e farmacêutica no Estado, com a garantia de oferta de medicamentos fitoterápicos para os hospitais e, posteriormente, para postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde e Unidades Mistas de Saúde do interior.

Para o secretário Denilson Magalhães, é inadmissível que o Amapá ainda não invista em políticas de incentivo à fitoterapia com os olhos à rede SUS. O incentivo virá agora com base na Lei nº 0528, de 12 de maio de 2000, instituída pelo ex-governador João Alberto Capiberibe, que, passados 14 anos, ainda não foi cumprida.

Parceria

O diretor-presidente do Iepa disse que por diversas vezes buscou essa parceria, mas sem sucesso, e sabe que, com apoio institucional da Sesa, o Iepa vai conseguir fortalecer e credenciar o Laboratório de Entomologia Médica da instituição, que atua com pesquisa e monitoramento de vetores responsáveis por doenças como malária, dengue, chikungunya, dentre outras doenças endêmicas. A execução do Curso de Especialização em Fitoterapia, com a oferta de 50 vagas, também será outro ganho importante, na opinião dele.

Augusto Oliveira explicou que, a partir da especialização, profissionais médicos, odontólogos, nutricionistas e farmacêuticos poderão prescrever ou indicar, se necessário, o uso do fitoterápico pela rede SUS. O diretor citou que a proposta do uso de fitoterápicos na rede SUS ganhou adesão dos médicos cubanos que atuam no Estado, por considerarem o medicamento de baixo custo e com eficácia comprovada.

A Farmácia do Iepa chega a vender até 1,2 mil unidades de fitoterápicos por mês, com aumento gradativo nas vendas de até 15%.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário