quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sobre semente de linhaça


A semente de linhaça vem sendo cada vez mais consumida pelo seu teor importante de ácidos graxos ômega-3. A linhaça marrom apresenta em sua composição um conteúdo aproximado de 58% de ácidos graxos ômega.

O problema é que se não for triturada, o ômega-3 no interior da semente não é liberado. Apenas a mastigação não é o suficiente, por isso é comum adotar a trituração como alternativa. Caso não seja triturada, a linhaça passa inalterada e é eliminada integralmente. Assim, funcionará apenas como fibra alimentar.

No entanto, a linhaça triturada normalmente encontrada em supermercados é armazenada em embalagens plásticas transparentes e em contato direto com a luz ultravioleta da iluminação artificial dos ambientes. Além disso, infelizmente não é possível saber ou garantir o método de trituração adotado pela indústria, e nem sobre quanto tempo essa semente ficou exposta a luz e oxigênio antes de ser embalada. A luz, temperatura e oxigênio reduzem de forma significante a atividade do ômega-3 e o lipídio rancificado se torna potencialmente deletério ao organismo.

Qual a recomendação?

- Adquirir a semente em seu estado bruto. Nunca triturada.

- A trituração pode ser feita por meio de liquidificador, mixer ou pilões tradicionais.

- Rapidamente armazenar esse pó em frascos plásticos opacos (abrigando-se da luz), adequadamente tampados (abrigando-se do oxigênio) e mantidos sob congelador (preferencialmente) ou geladeira (abrigando-se da temperatura).

- No momento de sua utilização, deve-se retirar apenas a quantidade desejada para uso e abrigá-la novamente.

Fonte: *Santos R.D. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40
Informações do
Vale a pena conhecer e curtir a página

Nenhum comentário:

Postar um comentário