terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mato Grosso: Curso do Nageplam visa criação da Farmácia Viva em MT

12/09/2014
A Faculdade de Medicina (FM), por meio do Núcleo de Agroecologia, Produção Agroeológica de Plantas Medicinais, Condimentares e Alimentícias Não Convencionais (Nageplam), está ministrando hoje (12) um curso sobre a programação pedagógica do projeto de pesquisa e extensão nessa área, que terá a duração de dois anos. O Núcleo é vinculado à área de Farmacologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá.

O objetivo do projeto é criar e implantar um núcleo de agroecologia para integrar as atividades de pesquisa, educação e extensão, com o intento de unir teoria e prática, com relação ao manuseio de plantas condimentares e de alimentos não convencionais, para subsidiar a implantação da Farmácia Viva em Mato Grosso.

As cidades beneficiadas pelas ações do grupo serão Nobres, Campo Verde, Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Aripuanã. O treinamento pedagógico de hoje é voltado para a cidade de Nobres.

O público alvo são estudantes de ensino técnico, tecnológico e superior das áreas afins; agricultores familiares de Nobres; agricultores e produtores que possuem interesse em começar a produzir de forma agroecológica, que estejam em transição agroecológica ou envolvidos com base agroecológica; e professores, pesquisadores e agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

O Núcleo é coordenado pelo professor Domingos Tabajara de Oliveira Martins e tem como participantes os docentes Germano Guarim Neto, Aloir Pacini, Ivana Maria Povoa Violante, Isanete Geraldini Costa Bieski, Angela Marcia Selhorst, Silvia Beserra, Reginaldo Vicente Ribeiro, da UFMT; Patrícia Sedrez da Rosa e Silva e Wander Miguel de Barros, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Marcos Roberto Furlam, da Universidade de Taubaté. Como coordenadora pedagógica, o Nageplan conta com a professora Antonia Gedy Simões Pires.

O projeto será executado em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso, Campus de São Vicente, do município de Santo Antônio de Leverger, e Campus Bela Vista, do município de Cuiabá; secretarias de Agricultura e de Saúde dos municípios de Nobres, e com as associações de agricultores familiares para cultivo orgânico de plantas medicinais ou condimentares. 

O projeto é dividido em dois eixos. O primeiro é a realização de pesquisa botânica junto à população de Nobres com vistas à seleção de plantas medicinais, condimentares e alimentícias não convencionais, para subsidiar o cultivo e a produção agroecológica de matéria-prima vegetal para a Farmácia Viva. Os resultados das pesquisas servirão de base para futuros ensaios.

O segundo eixo é a capacitação em Boas Práticas de Produção Agroecológica Orgânica de Plantas Medicinais, Condimentares e Alimentícias não Convencionais. Nesta etapa ocorrerá a seleção dos agricultores e de outros interessados em participar do projeto. A equipe organizadora promoverá uma oficina de Agroecologia para aqueles que quiserem se comprometer a multiplicar as ações.

A terceira etapa será a implantação de viveiros e do horto matriz de plantas medicinais, condimentares e alimentícias não convencionais. Ao final os resultados serão divulgados junto à população.

Espera-se, com essas ações, o desenvolvimento rural sustentável, nos seus aspectos ambientais, sociais e econômicos, que possibilitará a construção e socialização de conhecimentos e tecnologias relacionadas à agroecologia. 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário