terça-feira, 7 de outubro de 2014

APL Fitoterápicos realiza mapeamento da atividade produtiva

30/09/2014
Iniciativa vai unir agricultores para a construção de plano de ação prevista para novembro

Pedro Mesquita

Uma ação do Arranjo Produtivo Local (APL) Fitoterápicos vai mapear as regiões onde os agricultores têm potencial para o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. A iniciativa percorrerá todos os municípios que integram o APL, através de visitas técnicas aos locais selecionados, iniciadas em setembro e que seguem durante este mês de outubro.

No decorrer da pesquisa, serão identificados representantes de cooperativas, associações, além de outros grupos que participarão do planejamento de atividades para 2015. A construção do plano de ação ocorrerá ainda em novembro, com diversas pessoas atendidas pelo arranjo, assim promovendo uma maior integração entre todos.

Segundo a gestora do APL Fitoterápicos, Conceição Peixoto, a iniciativa pretende estimular a cultura de plantas voltadas a diversos usos, desde o médico ao condimentar. "Nós queremos levar capacitações, transferir tecnologias voltadas ao plantio, tudo para que os agricultores possam comercializar seus produtos com qualidade", justifica.

Ainda de acordo com a gestora, a ação vai chegar aos postos de saúde e a outros profissionais da área. O objetivo é ter uma abrangência cada vez maior do projeto. Ela também explica que, em 2015, uma das intenções do APL Fitoterápicos é intensificar a produção e comercialização de remédios naturais para todo o Estado.

"Hoje, a produção de fitoterápicos poderia ser muito maior, pois existe potencial para tanto. Por meio da construção do plano de ação, visamos um trabalho maior nesse sentindo. Por exemplo, com o acompanhamento dos agricultores por um farmacêutico, há a possibilidade de uma produção mais profissional e segura", explica. 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário