terça-feira, 14 de outubro de 2014

Comida do amanhecer

Postado por MALIA WOLLAN - Quinta-feira, 09 de Outubro de 2014 

Fonte:
http://www.nytimes.com/interactive/2014/10/08/magazine/eaters-all-over.html?smid=tw-share&_r=1 

Algumas famílias costumam manter um café da manhã bem monótono. Muitos no mundo inteiro têm o hábito de começar o dia com cereais frios e, na maioria das vezes, açucarados. Crianças de todo o mundo comem cereais e bebem leite com chocolate, é claro, mas em muitos lugares eles também comem coisas que são estranhas ao paladar “comum”.
O desjejum para uma criança em Burkina Faso, por exemplo, pode muito bem incluir mingau de milho. No Japão, arroz e uma gosma de soja fermentada conhecida como natto. Na Jamaica, um mingau de banana, amendoim ou farinha de milho; na Nova Zelândia, torradas cobertas com Vegemite, uma pasta salgada feita de levedura de cerveja; e na China, jook, um mingau de arroz coberto com tofu em conserva, carne seca desfiada ou ovo. Em Cuba, no Brasil e em outros países da América Latina, não é raro encontrar crianças muito jovens tomando café com leite de manhã. No Paquistão, as crianças muitas vezes tomam seu leite com Rooh Afza, um xarope vermelho brilhante feito de frutas, flores e ervas. A Filmjölk sueca é uma das dezenas de variações de leite fermentado encontradas em mesas de café da manhã em toda a Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Para uma criança, no sul da Índia, o dia pode começar com um bolo cozido feito de lentilhas e arroz fermentado chamado idli.

"A idéia de que as crianças devem ter alimentação branda e doce é um pressuposto muito industrial", diz Krishnendu Ray, professor de estudos da alimentação, nutrição e saúde coletiva na Universidade de Nova York, que cresceu na Índia. "Em muitas partes do mundo, café da manhã é morno, azedo, fermentado e salgado."

Todas essas informações sobre o café da manhã de crianças foram pesquisadas e registradas para o jornal New York Times, em uma matéria sobre a cultura alimentar infantil. Você pode apreciar a reportagem completa neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário