quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Juiz de Fora, Minas Gerais: Encontro discute o uso de práticas naturais na saúde pública, como acupuntura e fitoterapia

8 de outubro de 2014
Especialistas discutirão, entre outros temas, a utilização da fitoterapia no SUS

O emprego de homeopatia, acupuntura, fitoterapia e antroposofia na assistência pública à saúde será discutido no 1º Encontro de Práticas Integrativas e Complementares, que tem como tema O cuidar através de práticas naturais. O evento, aberto a alunos, profissionais de saúde e interessados na área, ocorrerá nos próximos dias 10 e 11, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do encontro a partir das 13h de sexta-feira.

A palestra de abertura, às 14h30, fará abordagem ampla sobre as práticas não-convencionais no Sistema Único de Saúde (SUS) com a médica Walcimar Leonel Estrela, do Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura de Juiz de Fora. A mesma profissional irá expor, às 16h, sobre homeopatia no cuidado do ser humano, encerrando as atividades do primeiro dia.

No sábado, haverá mesa-redonda sobre a implementação das práticas complementares em Juiz de Fora; e três palestras, que relatarão experiências e argumentos sobre as escolhas de acupuntura, plantas medicinais e antroposofia na promoção à saúde. As exposições ficam a cargo de profissionais da área e professores da Universidade.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Enfermagem, Rosangela Greco, há uma necessidade de se discutir a Política Nacional de Práticas Integrativas e Completares no SUS. “Elas são caracterizadas por sistemas e recursos terapêuticos que envolvem abordagens na busca de estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. Há uma ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.” Desde 2006, o Brasil definiu essa política nacional, por meio do Ministério da Saúde, que disponibiliza opções terapêuticas e preventivas aos usuários do SUS.

O evento é organizado pelo Grupo de Práticas Não Convencionais em Saúde da Faculdade de Enfermagem da UFJF em parceria com o Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora.

Confira a programação completa do 1º Encontro de Práticas Integrativas e Complementares.

Outras informações: (32) 2102 – 3823 (Faculdade de Enfermagem da UFJF)

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário