quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Papel das plantas medicinais para o desenvolvimento social será discutido em evento na sexta e no sábado

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ciência para o desenvolvimento social: o papel das plantas medicinais é o tema de seminário que reunirá, nos dias 17 e 18 (sexta e sábado), especialistas da UFMG e convidados de diversas instituições, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, como parte da Semana do Conhecimento 2014.

Para participar, é preciso enviar mensagem para o e-mail inscricoesceplamt@outlook.com e pagar a taxa diária de entrada no Museu (R$ 4).

Promovido pelo Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt) do Museu, o evento inclui discussões sobre aspectos científicos e práticos relacionados ao uso das plantas medicinais, passeio por trilhas ecológicas e visita guiada à horta de plantas medicinais.

Programação

Dia 17/10
14h - Abertura - homenagem ao professor Luiz Bernardes, patrono do laboratório de farmacognosia da Faculdade de Farmácia da UFMG
14h15 - Conferência Plantas medicinais espontâneas dos quintais
Marcos Furlan, professor de Agronomia da Universidade de Taubaté (São Paulo)
15h30 - Mesa-redonda Uso tradicional de plantas medicinais

Dia 18/10
9h - Conferência As plantas medicinais como instrumento de desenvolvimento social
Farmacêutica Leticia Ricardo, técnica da área de Fitoterapia do Ministério da Saúde, doutoranda em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela UFMG
10h – Mesa-redonda Uso de plantas medicinais 
Profissionais da área da saúde
14h - Passeio pelas trilhas ecológicas do Museu e visita guiada à horta de plantas medicinais
Encerramento: homenagem à professora Telma Grandi, patronesse do Ceplamt

Ceplamt

O Ceplamt ocupa espaço no Museu de História Natural e Jardim Botânico e dedica-se a estudos de recuperação e divulgação de informações históricas e técnico-científicas sobre as plantas úteis nativas do Brasil, especialmente as medicinais.

Os trabalhos do Centro são conduzidos por grupo de pesquisadores de diferentes áreas e instituições, além de estudantes de graduação e pós-graduação, com o objetivo de contribuir para a preservação da vegetação nativa do Brasil, promovendo seu melhor aproveitamento.

Todas as informações históricas sobre as plantas estão disponíveis no banco de dados do Ceplamt. As plantas são localizadas em seus habitats, coletadas, e as drogas vegetais (partes que contêm os princípios ativos) devidamente secas são guardadas no banco de amostras, credenciado como fiel depositário no Ministério do Meio Ambiente. O Ceplamt conta também com horta de plantas medicinais, onde espécies exóticas e nativas são cultivadas.

Coordenado pela professora Maria das Graças Lins Brandão, o Ceplamt realiza amplo trabalho de recuperação de dados, imagens e uso de plantas medicinais. Entre as obras publicadas pelo Centro estão Quadro geográfico da vegetação primitiva de Minas Gerais e Plantas úteis de Minas Gerais na obra dos naturalistas, que contêm dados e imagens, antigas e atuais, de plantas nativas.

Entre outras ações, o Ceplamt realizou a pesquisa Uma Viagem pela Estrada Real, que resultou no CD Plantas medicinais – um saber ameaçado; a publicação em língua portuguesa do livro Plantas usuais dos brasileiros, de Auguste de Saint-Hilaire.

Também organiza oficinas e exposições permanentes em museus e parques do estado, mantém trabalho educativo em escolas de Minas Gerais e participa do programa Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira (Reflora)

Local: Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas
Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Avenida Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Horto.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-7635, 3409-7636 e 3409-6940 ou pelo site do Ceplamt.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário