quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Planilhas gratuitas para facilitar seus estudos

Dica do
Postado por: Carolina Pignatari 

Olá estudantes e concurseiros!

Muito se fala que quando você vai prestar um vestibular, ou fazer prova do Enem ou um concurso, deve se preparar bastante, se organizar e fazer o famoso plano de estudos. Mas, como fazer um plano de estudos? Por onde começar? Vamos colocar aqui uma dica de planilha para cálculo de proporção de estudos, dividido por matéria. Parece complicado, mas você vai entender.

A blogueira Hélida Trindade, do site Organizando (sobre dicas de organização), disponibilizou uma planilha para dividir os estudos proporcionalmente por cada matéria. Ela relata que usa o sistema de ciclos para estudar e que isso facilita porque pode ser flexível aos horários de cada um.

Como funciona

Funciona assim: para montar seus ciclos de estudo, você deverá calcular a quantidade de horas para cada matéria. Então Hélida compartilhou um modelo dessa planilha que ela mesma preencheu para poder explicar melhor.

Ela explica: “A minha planilha calcula a proporção de horas de estudo para cada matéria levando em conta fatores como tamanho do material de estudo, conhecimento da matéria, grau de dificuldade e peso (no caso de provas de concurso)”.

Aí, basta preencher os campos de acordo com as instruções e pronto, a planilha te dá o número de horas que você deve estudar de cada matéria de acordo com a quantidade total de horas que você estipulou. Com esses números em mão, você cria seu ciclo de estudos.

Veja o exemplo da blogueira Hélida, levando em conta um ciclo de 16 horas:



Nesse exemplo de um ciclo de 16 horas, seriam estudadas 4 horas de português, 4 de Informática, 5 de Raciocínio Lógico e 3 de Direito. Para montar o ciclo, ele foi dividido em 4 fases de 4 horas cada e as matérias em blocos de 30 minutos a 1 hora.



Ou seja, de cada vez que for estudar, o mínimo estudado de cada matéria é 30 minutos e o máximo, 1 hora. No exemplo acima, a primeira matéria a ser estudada é o Português. Quando estudar 1 hora, passa para Raciocínio Lógico, depois para Direito e Informática. Isso fecha a primeira fase. Em seguida, passa para a segunda fase e assim sucessivamente até terminar a quarta fase, o que completa um ciclo. Aí volta para a primeira fase, reiniciando o processo.

Bons estudos!

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário