domingo, 12 de outubro de 2014

Plantas com timol

Texto:

Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo
Thaís Marcondes Ferraz - Bióloga

O timol confere um aroma característico. Por isso, pode pegar um ansioso denonimando o tomilho de orégano, ou deixar desesperado um que tente saber se é orégano ou se é manjerona. A hortelã-pimenta, pouco conhecida como condimento em boa parte do Brasil, leva o nome oregão em alguns países de língua espanhola, contribuindo para mais confusões. Esta espécie também tem timol em grandes quantidades em seu óleo.


O carvacrol também contribui para o aroma de algumas destas espécies, mas o campeão no óleo essencial destas espécies é mesmo o timol. Ressalvando que vários são os fatores que podem comprometer a concentração do timol na planta. 

O timol é representado pela fórmula 2-isopropil-5-metil-fenol. É encontrado em óleos essenciais de algumas plantas, como tomilho (Thymus vulgaris), segurelha (Satureja hortensis), hortelã-do-norte (Plectranthus amboinicus), alecrim-pimenta (Lippia sidoides), manjerona (Origanum majorana) e orégano (Origanum vulgare). Mas há várias outras espécies, variedades ou cultivares que tembém contém o princípio ativo. 

É considerado um excelente anti-séptico. Esta substância entra na composição de cosméticos e outros produtos, como, por exemplo, cremes, desinfetantes bucais, pomadas descongestionantes e pastilhas.
Infográfico com a colaboração da minha filha Maria Luiza Dantas de Souza Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário